Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

“Quero saber se o Brasil vai seguir contando os mortos”, diz Jorge Viana

Visita-Parque-de-Exposições Foto Karen AraújoO senador Jorge Viana visitou na manhã de ontem os desabrigados da cheia do Rio Acre que estão no Parque de Exposições. Lá também conversou com o prefeito de Rio Branco, Raimundo Angelim e com o vice-governador César Mes-sias sobre a situação dos desabrigados na Capital e no interior. Além disso, tem mantido contato constante com o governador Tião Viana para tratar das ações efetivas para apoio às famílias vítimas desta que deve ser uma das maiores cheias do Rio Acre dos últimos anos.

Também pela manhã, Jorge Viana conversou com o secre-tário­executivo do Ministério da Integração Alexandre Navarro Garcia e com o secretário Nacional da Defesa Civil, coronel Humberto Viana Filho, sobre a gravidade da situação no Acre. Os 2 se colocaram à disposição e garantiram ao senador todo apoio ao Governo do Acre e à Prefeitura de Rio Branco.

Na visita ao Parque de Exposições, Jorge Viana conversou com dezenas de pessoas, principalmente com mães de família. “Muitas dessas pessoas perderam tudo o que tinham. São famílias humildes, pessoas simples do nosso povo que vivem um momento de profunda dor e que neste momento, além de toda a ajuda possível, que vem sendo dada pelo governador Tião Viana e pelo prefeito Raimundo Angelim, também precisam da nossa solidariedade e apoio”, disse Jorge Viana.

Jorge Viana disse que em momentos de extrema dificuldade como esse que vivem as famílias vítimas de alagação, o acreano sempre se mostra solidário. Ele reforçou a necessidade e importância dessa solida-riedade manifestada das mais diversas formas pela população.

“Muitas pessoas estão ajudando e isso é bom. Há uma grande mobilização da prefeitura, do Governo do Estado e de toda a sociedade e eu já coloquei o meu mandato à disposição para ajudar. E não só a buscar recursos em Brasília, no Governo Federal, para a solução dos graves problemas que o Estado enfrenta, mas também de forma solidária ouvindo as pessoas, conhecendo de perto seus problemas”, disse ele.
O apoio e solidariedade do senador não se restringe à visita às áreas alagadas nem na via-bilização de recursos federais. Os funcionários de seu gabinete, de maneira voluntária, estão trabalhando no apoio ás famílias atingidas. (Assessoria)

No Senado
Jorge Viana cobrou, em Plenário na quinta (16), a aprovação do Projeto de Lei do Senado 745/2011, que reorganiza o Sistema Nacional de Defesa Civil e o Fundo Especial para Calamidades Públicas. A proposta foi apresentada pela Comissão Temporária de Defesa Civil, para priorizar ações preventivas de Defesa Civil e evitar os danos humanos e materiais sofridos a cada nova catástrofe natural.

Jorge ressaltou que, em 2011, o Acre recebeu apenas R$ 100 mil para ações de Defesa Civil. Para 2012, alertou o senador, a previsão orçamentária para o setor em todo o país é de apenas R$ 32 milhões. “A cada ano temos o mesmo problema, acontecendo com milhares de famílias, e o Brasil teima em não estruturar suas condições para lidar com essa situação”, reclamou o senador. Quero saber se o Brasil vai seguir contando os mortos”, declarou o senador. (Agência Senado)

Sair da versão mobile