Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Reni Graebner participa da reunião do Colégio Nacional dos secretários de Segurança em Brasília

O secretário de Segurança Pública do Acre, Ildor Reni  Graebner  se encontra em Brasília (DF), onde participou na última  terça-feira (31) da primeira reunião do ano do Colégio Nacional dos Secretários de Segurança (Consesp).

O encontro foi presidido pelo secretário de Justiça e Segurança Pública de Mato grosso do Sul, Wantuir Jacini, secretáro executivo do Consesp desde abril de 2011. A secretária Nacional de Segurança Pública, Regina Miki também marcou presença.

Por telefone, Graebner falou das pautas da reunião: “A programação foi bastante ampla mas em síntese, se discutiu  o Plano de Enfrentamento ao Crack, Cadastro de Crianças e Adolescentes Desaparecidos, Política de Conveniamento e Desarmamento.

Além de Grabner, 26 outros secretários de Segurança Pública do país participam da reunião, além de representantes do Ministério da Justiça, do Ministério da Saúde, Ministério do Desenvolvimento Social e Secretaria Executiva dos Direitos Humanos. A reunião acontece a partir das 9h no Ministério da Justiça, Sala de Retratos, 4° andar, Brasília/DF.

No tocante ao combate ao Crak o secretário explicou que embora essa droga seja insignificante  em termos de consumo no Acre, (apenas 5% da droga apreendida no Acre no ano passado) merece especial atenção estratégica  nas políticas públicas.

“O Acre faz fronteira da Bolívia e Peru, países produtores da Coca, matéria-prima do crack. Nessa condição somos rota natural da entrada da droga no país uma das alternativas de exportação pelos narcotraficantes. Obviamente ao combatermos a entrada da dro- ga em nosso país, estamos ativamente combatendo o crack”.

ALTOS INVESTIMENTOS
Wantuir Jacini, secretário executivo do Consesp disse que o encontro foi extremamente produtivo. “O ministro anunciou as principais políticas do Ministério para o exercício de 2012, como as ações voltadas para os grandes eventos, investimentos em tecnologia da informação, por meio do realinhamento do Sinesp – Sistema Nacional de Estatísticas de Segurança Pública e Justiça Criminal.

Reafirmou o financiamento do Plano Estratégico Fronteiras [Enafron] e deu andamento ao programa contra o crack, que terá investimentos de R$ 4 bilhões, provenientes dos ministérios da Justiça e Saúde”, elencou o secretário.

De acordo com  Jacini, uma das modificações anunciadas pelo ministro é sobre a definição das ações de financiamento do programa Enafron para este ano, que será realizada pelo Ministério da Justiça, através de portaria. “Após a publicação é que os Estados deverão elaborar seus projetos”, disse o secretário. (com informação do site oficial de notícias de Mato Grosso) (Ascom/Sesp)

Sair da versão mobile