Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Unale propõe perdão de dívidas dos Estados com a União

 DL 2698O Acre é um dos estados brasileiros considerados pobres que pode ser beneficiado com a renegociação das dívidas com a União. A proposta, que está sendo defendida pela União Nacional dos Legisladores e Legislativos (Unale), vem ganhando força em todo país.

Para o presidente da Unale, deputado estadual Luiz Tchê (PDT), a medida seria uma forma de fortalecer os estados, com alternativas para que mais recursos fossem investidos em diversas áreas como Saúde, Educação, Segurança Pública e Infraestrutura.

A dívida do Acre com a União, por exemplo, é de cerca de R$ 1,8 bilhão. De acordo com informações, no ano passado, o Estado pagou mais de R$ 250 milhões para a União.

A primeira proposta da Unale é que as dívidas dos estados sejam “perdoadas” pela União. A entidade também está propondo a redução dos juros ou que, ao invés de pagar para a União, os estados utilizem o dinheiro das dívidas para fazer investimentos em diversas áreas.  

“Queremos que a União perdoe as dívidas dos estados, como o presidente Lula fez com outros países há alguns anos. Estamos defendendo, principalmente, os estados mais pobres. Se o Governo Federal não quer perdoar as dívidas, estamos propondo a redução de juros ou que esse dinheiro seja utilizado no próprio Estado”, explicou Tchê.

Para Luiz Tchê a decisão seria uma forma de incentivo para que os estados realizem investimentos em diversas áreas, melhorando os salários de servidores e investindo no desenvolvimento do Estado.

Luiz Tchê disse que o movimento vem recebendo apoio de parlamentares de todos os estados. A intenção é que uma proposta final seja elaborada durante o Congresso da Unale em maio.

“Vamos entregar nossa proposta para a presidente Dilma Rousseff. Antes vamos fazer uma ampla discussão, ouvindo a nossa sociedade. Vou discutir essa proposta em cada Assembleia Legislativa. Tenho certeza que conseguiremos um bom resultado”, afirmou.

A proposta ganhou apoio da Federação do Comércio do Acre, que vai fazer uma apresentação às demais Federações do país, defendendo apoio à Unale. O presidente da entidade, Leandro Domingos, acredita que a medida traria muitos benefícios para os comerciantes.  

Dedicação pelo desenvolvimento do Acre
Luiz Tchê participou esta semana de um encontro na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, para discutir a revisão das dívidas dos estados, com representantes dos Legislativos de várias cidades.

Em março, a expectativa é que um novo encontro, com representantes dos estados da região Norte seja realizado. O presidente da Aleac, deputado Élson Santiago (PP) propôs que o encontro seja realizado no Acre.
“Sabemos que o Acre está em uma condição até diferente dos outros estados. Temos uma boa saúde financeira, mas queremos participar ativamente dessas discussões, pois sabemos a importância dessa medida para todos nós”, disse Santiago.

Afirmando que está disposto a continuar a luta para que as dívidas dos estados sejam “perdoadas”, Luiz Tchê afirma que a medida traria inúmeros benefícios para o Acre.

“Vou continuar trabalhando muito para ajudar meu Estado. Tenho certeza que esse dinheiro que hoje pagamos para a União pode ser utilizado em muitos projetos aqui no Acre, contribuindo para melhorar a qualidade de vida da nossa população”, disse.

Sair da versão mobile