X

Gazetinhas 27/03/12

* O telefone toca. É a deputada Perpétua Almeida dando algumas informações (preocupantes) ainda sobre a pista do aeroporto de Rio Branco.

* Segundo ela, durante a reunião realizada na semana passada da bancada federal com técnicos da Anac, ficou claro que os problemas da pista continuarão ainda por alguns anos.

* Na avaliação dos técnicos da Anac, há duas saídas: a primeira, a construção de uma nova pista no atual aeroporto; a segunda, a construção de outro aeroporto em outro local.

* A primeira opção demandará pelo menos dois anos, dois anos e meio. A segunda, no mínimo, quatro anos.

* Como a pista atual apresenta sérios problemas de solo, os próprios técnicos da Anac disseram que as companhias aéreas podem restringir seus voos.

* Ou até mesmo suspendê-los de vez, se as condições piorarem, alegando falta de segurança e manutenção cara das aeronaves.

* E disseram mais: que as empresas não seriam obrigadas a colocar aeronaves menores para fazer baldeação em Porto Velho.

* Ou seja, para sair de avião do Estado o acreano teria que ir de carro ou fretar um teco-teco até Porto Velho.

* Bonito, né!

* Na verdade, o responsável em última instância por essa situação toda é a Infraero.

* Se não houver uma pressão maior do governo, da bancada federal, da sociedade em geral por uma reforma mais consistente da pista atual, pode-se chegar lá.

* Agora, como presidenta da Comissão de Relações Exteriores, Perpétua informou também que já fez gestões junto ao Itamaraty para intermediar aquele problema dos estudantes acreanos na Bolívia, que estão sendo cobrados em R$ 360 mil.

* Semana promete na política local.

* A propósito, hoje já é terça e ainda não se conhece o time que irá enfrentar na quinta-feira os craques do Congresso – Romário, Tiririca, Danrley, Paulo Vitor, Petecão e outros.

* Não vale marmelada ou “potocada”, heim?

* O telefone toca de novo. É o senador Jorge Viana dando a melhor receita para a campanha eleitoral que está para começar:

* voltar aos bairros, às comunidades, ouvir o povo.

* Ele já começou.

* Final de semana um tanto pesado no setor policial.

* Entre as ocorrências, a mais grave e revoltante a morte de uma garota, de 13 anos, atingida por tiros disparados por dois marginais.

* Passando aqui nos altos o desembargador Pedro Ranzi para falar do programa dos gaúchos, que está para completar 11 anos na GAZETA FM 93.

* Professor Gleyson Moura de Lima manda e-mail contando que o Dia da Poesia foi um sucesso na escola Leôncio de Carvalho. E grato pelas referências ao Amanda (ver matéria na pág. 7).

* Já Neto manda e-mail pedindo para tirar a dúvida se Zaqueu, o cobrador de impostos, que apareceu na “Operação Zaqueu”, viveu na Idade Média ou era contemporâneo de Jesus Cristo (Idade Antiga), como foi citado nesta coluninha.

* “Se for correta a informação que ele viveu na era medieval, você e eu faltamos a essa aula de História”, segundo Neto.

* Vou ali e volto logo.

Categories: Gazetinhas
paula: