X

‘A volta pra casa’

Todo apoio às famílias dos desabrigados pela cheia na volta para suas casas, mas elas mesmas precisam tomar também alguns cuidados básicos a fim de que esta volta não lhes cause problemas maiores. Um deles, como se vem alertando, é o risco de desmoronamento os barrancos dos rios e igarapés.

Como se divulgou, a Defesa Civil já interditou mais de cem casas com riscos de desabamento e outras tantas devem ainda aparecer na medida em que a vazante do Rio Acre e outras mananciais se acentuar. Faz parte da característica do solo amazônico, que precisa ser levada em conta tanto na ocupação dos terrenos quanto agora depois da cheia.

Insistir, portanto, na ocupação dessas casas a qualquer custo é uma temeridade, com o risco inclusive de acontecerem tragédias.

Evidentemente, que a prefeitura, o governo precisam oferecer alternativas para essas famílias a curto e médio prazo, mas elas mesmas precisam ter o devido discer-nimento para também avaliar os riscos que estão correndo e procurar também essas alternativas.

Categories: EDITORIAL
A Gazeta do Acre: