Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Calouros foram recebidos pela reitora da instituição

IMG 8191A Universidade Federal do Acre (Ufac) começou o primeiro semestre do ano letivo na manhã de ontem, 1º. Alunos, professores e coordenadores foram recebidos no Anfiteatro Garibaldi Brasil. Estiveram presentes representantes do Diretório Central dos Estudantes (DCE), do Sindicato dos Trabalhadores (Sintest/Ufac), da Associação dos Docentes da Ufac (Adufac), além da reitora da instituição.

De acordo com Olinda Batista, reitora da Ufac, os alunos que entraram na universidade se dedicaram bastante. “Aqueles que irão iniciar as aulas hoje, entraram aqui apenas por um motivo: porque estudaram. Durante os próximos anos, todos irão perceber que devem estudar ainda mais e que a qualidade desta instituição depende dos acadêmicos, que sempre serão avaliados”.

Olinda frisou que a Ufac está tentando melhorar a qualidade de ensino da instituição. “Estamos nos reorganizando para aumentar o número de professores e de vagas para os cursos, além de realizar concursos públicos para a contratação de novos funcionários”.

Fernanda Balbino, 24 anos, é formada em Jornalismo e passou na 3ª chamada para o curso de Biologia da Ufac. “Consegui ser chamada por conta da desistência de alguns vestibulandos. Estou muito feliz e irei me dedicar ao máximo. Tenho as melhores expectativas de que a universidade faça também o seu papel”, afirmou a caloura.

Trote – Todos os anos, como de costume, os calouros da Ufac são surpreendidos pelo ‘trote’ universitário. Mas, desta vez, será bem diferente. Segundo Maike Araújo, conselheiro universitário e presidente do DCE, será realizado o ‘trote solidário’. “Por conta da enchente que atingiu o nosso Estado, decidimos realizar um trote, mas que ajudasse o próximo. Iremos realizar uma gincana com os novos alunos dos primeiros períodos. O curso que arrecadar mais doações para os desabrigados irá receber prê-mios, brindes e bolsas para fazer um curso de informática. Isso representa a solidariedade entre a comunidade acadêmica”.

Sair da versão mobile