Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Defensoria divulga números de atendimentos em 2011 e anuncia concurso público

Balanço DefensoresO defensor-geral Dion Nóbrega divulgou, em coletiva na manhã de hoje (7), os números de atendimentos realizados na Defensoria Pública do Acre, em 2011. Um relatório parcial de produtividade foi apresentando, contendo os números de audiências, recursos e outras ações efetuadas.

De acordo com Dion Nóbrega, apesar do quadro de defensores ter diminuído, a produtividade não caiu. “Alguns defensores se aposentaram e outros foram exonerados. Mesmo assim, a nossa produtividade aumentou em relação a 2010. Mensalmente publicamos no Diário Oficial os trabalhos realizados pelos defensores. Além disso, triplicamos o atendimento na OCA. De agosto até hoje, 13 mil pessoas foram atendidas e 3 mil ações foram ajuizadas. Lá, contamos com uma equipe de 8 pessoas e 1 defensor público”.

O defensor-geral afirmou que a expectativa em 2012 é de que aumente o número de atendimentos. “Buscamos atender da melhor forma a população e melhorar a qualidade de atendimento da defensoria. Em breve, iniciaremos um trabalho noturno, para aqueles que não podem comparecer ao prédio durante o dia. Na próxima semana, realizaremos um mutirão em Brasileia e Epitaciolândia. Também realizaremos um concurso público para aumentar o quadro de defensores públicos, com 12 vagas e cadastro de reserva. O edital está previsto para sair este mês”, informou Dion.

Para Celso Rodrigues, presidente da associação dos defensores públicos, a defensoria está atendendo em locais que antes não contavam com este serviço. “Estamos levando o acesso à Justiça para as pessoas carentes, além de levar aos municípios do Estado”, disse Celso.

Está sendo organizada uma pesquisa de satisfação ao público. Segundo Antônia Oliveira, ouvidora-geral da defensoria, é importante saber a opinião da população. “Há uma grande procura na solicitação de informações de processos, sobre atendimentos nas varas e outras coisas. Com o intuito de melhorarmos, uma pesquisa está sendo feita para sabermos a opinião de cada pessoa que utiliza os serviços da defensoria”.

Relatório Parcial de Produtividade
Atendimentos – 114.118
Audiências – 34.713
Ações – 31.053
Júris – 220
Recursos – 2.179
Habeas Corpus – 207
Acordos – 5.827
Outras Petições – 101.710
*total de produtividade realizada em todos os meses de 2011

Sair da versão mobile