Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Elas conquistaram um espaço que não é mais só deles

 A cada dia que passa, as mulheres estão dominando o mercado de trabalho, a política e outras funções um tanto ‘masculinas’. A prova maior é que o Brasil está sendo governado, pela primeira vez, por uma mulher, a presidente Dilma Rousseff. Hoje, 8 de março, é comemorado o dia Internacional da Mulher. Dia marcado por conquistas e lutas femininas, uma data criada com o objetivo de discutir o papel da mulher na sociedade atual.

 Francisca Fragoso dos Santos, 23 anos, é uma das poucas mulheres que trabalham no Corpo de Bombeiros do Estado do Acre. E atua na área há 4 anos e 7 meses, fazendo parte de uma turma pequena formada por 12 oficiais femininas. “Houve um concurso público e foi formada apenas uma única turma. Hoje, somos distribuídas em todo o Estado”.

 A oficial começou a sua carreira no 1º batalhão de agrupamento de incêndio. “Comecei sendo combatente de incêndio. Várias vezes saí com a equipe para salvar vidas. Além disso, sou mergulhadora e também atuei na guarnição de salvamento aquático. É um grande desafio, mas nunca tive medo de ir à luta. Hoje, trabalho no combate e prevenção ao incêndio no Aeroporto Internacional de Rio Branco”, afirmou Francisca.

 Por trabalhar com situações de risco e lidar com vidas, Francisca disse que já passou por várias situações de risco, mas uma a impactou bastante. “Houve uma ocorrência de incêndio em Senador Guiomard. Por conta da distância, ao chegarmos à casa atingida, não conseguimos salvar a vida de uma criança. Foi muito triste, mas infelizmente fatalidades acontecem”.

Preconceito

 Como em qualquer outra profissão realizada por homens, ainda há preconceito ao ser executada por uma mulher. Francisca falou que no início foi difícil, mas que aos poucos foi conquistando seu espaço. “À primeira vista, foi muito impactante. Era uma mulher realizando trabalhos geralmente feitos por homens. Nunca desisti por conta disso. Nem tudo é força. Muitas vezes, igualei ou fui melhor do que um bombeiro. Tudo é possível, basta ter força de vontade”.

Mensagem

 Francisca deixou uma mensagem às mulheres acreanas. “Independentemente da função a ser executada, procurem realizar os seus sonhos. Nós, mulheres, estamos crescendo ainda mais e conquistando o nosso espaço. Não desista nunca. Se não der certo uma vez, tente outra. Assim irá concretizar seus objetivos”, finalizou Francisca. 

Sair da versão mobile