X

Fecomercio busca apoio do governo para ajudar empresários atingidos pela cheia

O presidente da Federação do Comércio (Fecomércio/AC), Leandro Domingos, encontrou-se neste fim de semana com o governador Tião Viana para discutir as pautas de oficio enviado no dia 1º de março reivindicando apoio aos empresários prejudicados pela enchente do Rio Acre.

Da reunião ficou acertado que a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) vai adiantar o processo de suspensão e anistia do pagamento doImposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) dos empresários que perderam as mercadorias, bem como as guias e notificações especiais não entregues pelo fisco deverão ser retidas.

Domingos reclamou também da morosidade dos bancos oficiais no atendimento das demandas dos comerciantes, sobretudo no que concerne a financiamentos. Prontamente, o governador telefonou para os bancos pedindo explicações e agilidade nos processos.

Na última reunião da diretoria da Fecomércio com empresários de Brasileia, a principal reivindicação era que o governo conseguisse um espaço para construir o novo centro comercial da cidade, já que foram impedidos de voltar à área onde suas lojas ficavam instaladas, nas proximidades do rio. Todas se encontram interditadas e há recomendação do Ministério Público para que a Prefeitura não permita a reocupação do lugar.

O governador contatou os representantes da Eletronorte e Eletrobrás solicitando a cessão do terreno onde funcionava a antiga usina da Eletroacre em Brasileia. Diante da possibilidade de atendimento do pedido, Tião Viana já determinou ao secretário de Obras, Wolvenar Camargo, a elaboração de estudo preliminar da reforma do espaço para acomodar o novo centro comercial.

Na semana passada, chegaram vários caminhões do Programa Mesa Brasil, do Sesc, com 100 toneladas de feijão, que serão distribuídas aos municípios atingidos pelas cheias. Está prevista ainda a chegada de 30 toneladas de biscoitos doadas pela multinacional Unilever e centenas de caixas das bebidas lácteas Kapo, da Coca-Cola. (Ascom Fecomércio)

Categories: Geral
A Gazeta do Acre: