X

Grávidas são internadas com suspeita da gripe A

Uma gestante (não identificada) faleceu no Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco (Huerb), na última segunda-feira. Veículos de comunicação noticiaram que ela teria morrido ao contrair a Gripe A, mais conhecida como gripe suína.

 De acordo com Lorena Valença, gerente da Maternidade Bárbara Heliodora, a gestante chegou ao local com pneumonia. “A mulher, que estava grávida de 5 meses, chegou a ser atendida aqui na maternidade, mas ela estava com pneumonia. Ela não ficou aqui nem 24 horas. O seu estado piorou e a encaminhamos ao Huerb”, afirma Lorena.

 Giovane Casseb, diretor do Huerb, informou que o caso da gestante era muito grave. “Ela estava com uma pneumonia bacteriana. Ela chegou aqui, fizemos todos os atendimentos necessários, mas seu estado era muito grave. Infelizmente, ela teve uma infecção generalizada e morreu no mesmo dia”, explicou Giovane.

Duas suspeitas da Gripe A

 Duas gestantes estão internadas na maternidade com suspeitas de ter contraído a Gripe A. “Na quarta-feira, duas gestantes chegaram e as internamos com a suspeita da Gripe A. Foi feita a notificação e coletamos o material para a realização de exames mais detalhados. Elas estão isoladas e já iniciamos o tratamento”, informou Lorena Valença.

 Funcionários que atenderam as gestantes passaram por exames e também começaram o tratamento contra o vírus. “Todas as medidas de preucações com os servidores da maternidade estão sendo tomadas. Os que estão prestando assistência às gestantes estão usando máscaras e os que as atenderam no primeiro momento estão fazendo exames e o tratamento”, finalizou Lorena.

O que é a Gripe A? É uma doença causada por uma das mutações (geralmente H1N1) do vírus Influenza A. Essa doença respiratória aguda e altamente contagiosa afetou todo o mundo rapidamente em 2009 porque as pesssoas não tinham imunidade contra o vírus.

 O contágio entre as pessoas se dá através de secreções respiratórias. Após o contato com o vírus, o indivíduo pode levar de 1 a 4 dias para apresentar os sinais e sintomas da doença. Os sintomas são parecidos com o da gripe normal: febre alta, dor de cabeça, dores musculares e nas articulações, garganta inflamada, coriza, calafrios e às vezes vômito e diarreia. A doença pode evoluir para falta de ar e insuficiência respiratória seguido de morte.

Categories: Geral
paula: