Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Mais onze ônibus novos começam a circular na cidade

OnibusO prefeito Raimundo Angelim participou ontem, 29, da entrega de onze novos ônibus da empresa Floresta. Até março, a frota da empresa estará incrementada em 31 novos coletivos.  Todos os veículos são modelos 2012 e estão adaptados com plataforma para embarque e desembarque de cadeirantes, assentos exclusivos para idosos, crianças e gestantes, além de dois exclusivos para pessoas obesas. Podem levar 70 sentadas e em pé. Os carros estão equipados com botões de solicitação de parada em braile, e possuem um moderno sistema de ventilação que diminui o calor em seu interior, além de iluminação com lâmpadas de LED, alça para passageiros em pé se apoiarem, poltrona acolchoada,  saída de emergência e muito mais. A cerimônia contou com a presença dos vereadores Gabriel Forneck, Líder do Prefeito na Câmara Municipal, e o Sargento Vieira, além de diretores da empresa e do  Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo (Sindcol).

A entrega dos veículos faz  parte do processo de modernização tecnológica, a partir da implantação do sistema de bilhetagem eletrônica e vai até a renovação total da frota atual. Ao longo da gestão de Raimundo Angelim foram aplicados mais de R$ 32 milhões em ações que melhoraram o sistema de trânsito e transporte público  com a implantação, por exemplo,  de sete  binários, abrigos para mototaxi, reforma e construção de abrigos para ônibus, readequação de 5 Km de vias cicláveis e redistribuição de 30 linhas de ônibus.A Rbtrans estabeleceu parceria com a  Empresa Municipal de Urbanização, a Emurb,  para realizar a  pavimentação, manutenção e melhoria de quase 150 Km de vias públicas.

Conforme lembrou   Ricardo Torres, superintendente da Rbtrans, em 2011 o transporte público recebeu  30 ônibus novos – com todos os itens de modernidade tecnológica, inclusive o sistema para poradores de necessidades especiais.  A  meta nacional,  que é ter no mínimo 80% da frota adaptada para PNE  até 2014 será  alcançada já este ano pela gestão de Angelim. 

Modernização não pára – Além da política de  modernização,  foram criadas  novas linhas de ônibus para os Bairros Jacarandá, Jequitibá, Ramal do Limoeiro, Shopping/Ufac e Shopping/Terminal Urbano. Também em 2011, a Rbtrans um acordo para a utilização  de equipamentos de GPS em toda a frota,  o que permitirá um maior controle e gerenciamento sobre a operação dos coletivos. “Vivemos um novo tempo nos  transportes públicos de Rio Branco com esse esforço”, disse.

Abrigos de ônibus – A Rbtrans recuperou 25 abrigos de ônibus e está construindo outros 10. Encontra-se em licitação a construção de mais dez e, nos próximos dias, a superintendência abre concorrência pública para 10. Todos eles usarão telhas de plástico, que já passaram por uma avaliação do departamento de engenharia da Rbtrans. (Ascom PMRB)

Sair da versão mobile