Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Ministério da Saúde anuncia a compra de 100 milhões de camisinhas da fábrica de Xapuri

021570040-EX00O Ministério da Saúde (MS) informou a compra da sua primeira grande remessa deste ano de camisinhas produzidas na fábrica nacional de Xapuri. A notícia foi retificada pelo Departamento de DST. O convênio para a compra dos preservativos foi publicado no Diário Oficial da União da última quinta-feira (1º). Ele está orçado em R$ 7,2 milhões e está responsabilizado no nome da Fundação de Tecnologia do Acre (Funtac), que é a gerenciadora pela fábrica de Xapuri, a Nátex.  

A compra do Governo Federal é uma iniciativa para estimular a produção sustentável dos preservativos, uma vez que as camisinhas são confeccionadas de látex de borracha natural e tem sua matéria-prima totalmente extraída sem causar danos ao meio ambiente e com mão-de-obra de extratores locais (baseada nos moldes da agricultura familiar).

Além disso, a fábrica de Xapuri é a única de caráter público do país (e no mundo) a usar o látex de seringueiras nativas, o que torna o produto final bem mais resistente que os demais.

Os preservativos serão utilizados para abastecer campanhas de prevenção às doenças sexualmente transmissíveis (as DSTs), em especial a Aids. Sal distruibuição é gratuita e se dará desde festividades e palestras sobre o tema, até escolas e hospitais da rede pública. O lote anunciado será distribuí-do em 6 estados da região Norte, que são o Amzonas, o Amapá, Roraima, Rondônia, o Pará e o próprio Acre. (Com informações da Agência de Notícias da Aids)

Sair da versão mobile