X

Notificações e casos de dengue reduzem na Capital

O número de notificações de dengue, na Capital, reduziu 86%. A informação foi divulgada pela  Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) ontem, 29. Das notificações apresentadas, menos de 30% se confirmaram. A expectativa é que haja uma redução a cada semana, por conta do fim do inverno.

Nesta semana, houve 173 notificações. Em comparação ao mesmo período de 2011 houve uma redução de quase 90%. À época, 1.125 pessoas acreditavam estar com dengue, quase o triplo de notificações realizadas em todo o ano de 2012.

Durante todo o ano, houve apenas 461 confirmações do caso, contrastando com 995 descartes. Das notificações em que foram confirmados casos de dengue, apenas dois tiveram complicações. Não houve nenhum caso de dengue hemorrágica e nenhum óbito.

De acordo com o secretário municipal de saúde, Oswaldo Leal, todo o resultado positivo deu-se pela estratégia  de ação continuada e de combate permanente da doença. “Acreditamos que a política de prevenção, adotada pela prefeitura e pelo governo do estado, contribuíram de forma importante na redução dos casos. Além disso, a própria comunidade percebeu que participar desta ação ajuda de forma significativa no combate à dengue”, enfatiza.

Ele enfatiza que as ações terão continuidade neste ano. “Continuaremos com a mesma política de prevenção. Os agentes de endemia continuam visitando as residências. Nos casos confirmados, toda a estrutura está preparada para garantir que a pessoa enferma receba todos os cuidados adequados”.

Criando vínculos com a comunidadeNo segundo semestre do ano passado, iniciou-se a estratégia de distribuição de áreas para os agentes de endemia. Cada um tem a responsabilidade de visitar 800 residências de uma mesma região. Isso faz com que exista a relação entre comunidade e agente.

Isso faz com que cada funcionário conheça de forma detalhada a situação em que a família se encontra, dando dicas de como manter a saúde e prevenindo a proliferação do mosquito. Além disso, a família passa a receber melhor os agentes.

Ajuda mútuaSomado a essa ideia, junta-se o trabalho das outras secretarias, como a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur) e o Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura Hidroviária e Aeroportuária do Acre (Deracre) que estiveram empenhandos em fazer uma limpeza total da cidade.

A batalha continua – Apesar do saldo positivo, a campanha continua. Oswaldo Leal afirma que, sem o apoio da comunidade, todo o sucesso não existiria. (Ascom PMRB)

Categories: Geral
A Gazeta do Acre: