Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Operação “Volta pra Casa” deve ser concluída em um mês

Operação Volta pra casaA prefeitura de Rio Branco e o Governo do Estado estabeleceram a meta de 30 dias para que a cidade volte à normalidade. A operação de limpeza em decorrência da enchente foi batizada de Volta pra Casa e é coordenada pelo diretor-presidente do Deracre, Marcus Alexandre.

“Temos que ter sensibilidade, união e solidariedade neste momento”, pontuou Alexandre, diante de uma plateia formada por trabalhadores do Deracre e da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, reunida em frente ao Palácio Rio Branco no início da manhã de ontem. “Vamos promover o maior adjunto de limpeza que Rio Branco já viu”, prometeu Marcus Alexandre.

Durante o lançamento da operação Volta pra Casa, Marcus Alexandre lembrou da morte do voluntário Alan Felipe, morto há uma semana enquanto fazia remoção de uma família no bairro 6 de Agosto.

Felipe recebeu uma forte descarga elétrica em decorrência de uma ligação clandestina feita em uma residência. Um minuto de aplauso marcou a lembrança do trabalho do voluntário.

O trabalho de limpeza acontece em 32 bairros da capital, divididos entre 30 equipes de trabalhadores. Serão priorizados os locais onde houver corredores de ônibus, creches, escolas e postos de saúde.

“Essa é uma operação de guerra, mas a guerra da boa causa”, comparou o prefeito de Rio Branco, Raimundo Angelim.

O senador Jorge Viana (PT/AC), que presidiu a Comissão Temporária de Defesa Civil do Senado reforçou a ideia de união paraque o retorno das famílias atingidas pelas cheias dos rios acontecesse de forma segura e saudável. “Já reconstruímos Rio Branco várias vezes e agora não será diferente”.

O governador Tião Viana lembrou que ano passado 4,2 mil casas foram entregues às famílias de baixa renda, retiradas de áreas com risco de alagação. Esse ano, a estimativa é de que outras cinco mil sejam beneficiadas. “Sem não fizermos esse trabalho, os problemas com a alagação se tornam ainda mais graves a cada enchente”, afirmou o governador.

Sair da versão mobile