Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Previsões meteorológicas alertam alto volume de chuvas em todo o Acre, nos próximos dias

davi-friale-1O Rio Acre mal começou a descer na Capital e já há motivos (ou indícios de motivos) para que a população fique preocupada. Segundo previsões meteorológicas, deve chover muito nos próximos 2 a 3 dias em todo a extensão do Estado. Inclusive, o Serviço de Proteção da Amazônia (Sipam) já fez o alerta para a Prefeitura de Rio Branco a respeito de um ‘grande volume’ de chuvas no Acre, entre os dias 3 a 5 de março (ontem, hoje e amanhã).

Segundo o pesquisador meteorológico Davi Friale, o Acre já recebeu um grande volume de chuvas nos últimos dias. E deve começar a ter mais precipitações ainda nos próximos dias. Por causa de tanta água, Friale adianta que o nível do Rio Acre pode quebrar este ciclo de baixas que vem tendo nos últimos dias. No domingo, ele atingiu 17,64m e desde então despencou quase 3 metros e meio, marcando 14,28m na última medição de ontem.

“Com base nas minhas consultas nos mapas e imagens de satélite, posso afirmar que há em torno de 90% de chances de haver uma alagação da mesma dimensão da que nos atingiu nas duas semanas anteriores. A partir de hoje (dia 3), é muito provável que o rio comece a ganhar este volume de águas que já tem caído nos leitos do rio e volte a subir na Capital. E isso preocupa porque as previsões são de que deve chover a qualquer hora e em grande intensidade nestes próximos dias. Em especial, no Riozinho do Rola e no Envira”.

Para concluir, Davi Friale reforçou a atenção que a população desabrigada pelo rio deve ter com tais previsões de chuva. Isso porque, uma vez que o rio venha a subir novamente ele deve ganhar volume bem rápido e já voltar a cobrir muitos bairros de Rio Branco.

Sair da versão mobile