Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego será lançado segunda no Acre

O Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre (Ifac), um dos ofertantes dos cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), estará participando na segunda-feira, 19 de março, da solenidade de lançamento do programa no Acre, juntamente com o Instituto Dom Moacyr e Senai e Senac. O evento acontece no auditório da secretaria de Estado de Educação e Esporte, às 10h.

 O Pronatec foi criado no dia 26 de outubro de 2011 com a sanção da Lei nº 12.513/2011 pela Presidenta Dilma Rousseff e tem como objetivo principal expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de Educação Profissional e Tecnológica (EPT) para a população brasileira.

 A principal novidade do Pronatec foi a criação da Bolsa-Formação, que permitirá a oferta de vagas em cursos técnicos e de Formação Inicial e Continuada (FIC), também conhecidos como cursos de qualificação. Oferecidos gratuitamente a trabalhadores, estudantes e pessoas em vulnerabilidade social, esses cursos presenciais serão realizados pela Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, por escolas estaduais de EPT e por unidades de serviços nacionais de aprendizagem como o Senac e o Senai.

 Os cursos do Pronatec são oferecidos a estudantes do Ensino Médio da rede pública, inclusive da Educação de Jovens e Adultos, trabalhadores e beneficiários dos programas federais de transferência de renda. Divididos em duas modalidades de formação, o Pronatec oferecerá Cursos Técnicos, com no mínimo 800h e Formação Inicial e Continuada (FIC).
 
Oferta de Cursos 2012

 Os primeiros cursos oferecidos pelo Ifac pelo Pronatec são Auxiliar de Operações Logísticas e Manutenção e Suporte de Informática em Rio Branco e o curso de Vendas, em Sena Madureira. Na Capital as aulas já começaram e em Sena, considerando a ocupação dos espaços escolares como abrigo dos alagados, as aulas começam também nesta segunda-feira.
 
 Novos editais estão sendo lançados ainda para este 1º semestre. Somente pelo Instituto Federal do Acre para este ano estão previstas mais de mil vagas em diversos cursos a serem oferecidas pelas unidades de Rio Branco, Sena Madureira e Cruzeiro do Sul e de forma extensiva para Senador Guiomard, Plácido de Castro, Manoel Urbano, Rodrigues Alves e Mâncio Lima. Assim, o Ifac atende as demandas de qualificação pelo Pronatec da Secretaria de Estado de Educação e dos Ministérios de Trabalho, Defesa e Desenvolvimento.

Assuntos desta notícia

Join the Conversation