Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Rio Acre ultrapassa cota de alerta

Há previsão de chuvas para os próximos dias; residências estão sendo interditadas e demolidas

O nível do Rio Acre voltou a preocupar a população do Estado. Na última medição realizada, as águas já haviam passado da cota de alerta, registrando 13,78 m na capital. A operação “Volta para casa” teve que ser suspensa, famílias que estavam se preparando para voltar às residências irão continuar nos abrigos. Até o momento mais de 600 famílias ainda estão abrigadas no Parque de Exposições.
Nos municípios de Brasiléia e Xapuri o nível das águas continua subindo. Já em Assis Brasil e Boca do Acre houve ‘vazante’. De acordo com o Coronel Gilvan Vasconcelos, coordenador da Defesa Civil, há previsão de chuvas para os próximos dias. “Nos próximos dias irá chover em todo o Estado. A Defesa Civil está atenta, monitorando as águas. Iremos manter as famílias nos abrigos até o nível do rio baixar até quando for descartada a hipótese de uma nova alagação, somente quando houver segurança elas irão para casa”.

Áreas interditadas
Após a cheia, houve uma rápida ‘vazante’ e, com isso, comprometeu a estrutura de várias residências nos bairros atingidos. Segundo o Coronel Albeci, do Corpo de Bombeiros, várias casas foram demolidas e interditadas. “Tivemos que demolir mais de 50 residências, pois estavam em áreas consideradas de risco. Até agora, interditamos 181, essas apresentavam o risco de desabar. O nosso trabalho irá continuar, o nosso objetivo é preservar vidas.

Sistema de Monitoramento
Uma equipe da Agência Nacional de Águas (ANA) esteve na capital, nos últimos dias, para elaborar um mapa de vulnerabilidade às inundações do Estado. O objetivo da ação é preparar um diagnóstico dos principais rios do país, que irá identificar os trechos inundáveis dos rios, selecionando as áreas críticas para a prevenção, adaptação e controle de inundações, permitindo a previsão, com antecedência, de alagações para o preparo da população e dos governos, evitando danos e prejuízos maiores. Equipamentos de medição hidrometereológicas (estações telemétricas) serão entregues pela agência ao Estado. Esses equipamentos têm a função de fornecer dados metereológicos e acompanhar o comportamento do nível dos rios.

Sair da versão mobile