Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Tião Viana anuncia medidas pós-alagação em Santa Rosa e Sena Madureira

O bilhete, lido para o governador Tião Viana, foi assinado por Nilson Ribeiro do Rego e Raimunda Martins do Nascimento. A família mora no Lago Mariombo, no Rio Iaco, em Sena Madureira, e foi repassado à pessoa que estava entregando as cestas básicas para as vítimas da alagação.
Apoio interior 2
Foi para famílias como a de Nilson, atingidas pelas águas dos rios acreanos e que ficaram sem alimentos, que o governador Tiao Viana, com a ajuda da presidente Dilma Rousseff, dos prefeitos e da sociedade solidária acreana, está levando ajuda para quem precisa.

No primeiro momento, o governo estendeu a mão para remover as famílias, oferecer abrigo, alimentação e assistência. Agora chegou a hora de pensar na reconstrução do que foi destruído e na reestruturação da vida das famílias atingidas. No último sábado, 3, o governador Tiao Viana, acompanhado pelos senadores Aníbal Diniz e Jorge Viana, pelo presidente da Assembleia Legislativa (Aleac), Elson Santiago, e por secretários de governo, anunciou um pacote de medidas pós-alagacao em Santa Rosa e Sena Madureira.

“Temos que estar juntos, governo, sociedade, prefeituras e bancos, até que as pessoas estejam emancipadas e possam reconstruir suas vidas. Com a ajuda da presidente Dilma, da solidariedade do povo acreano e do esforço de cada um nós, vamos nos reerguer e em pouto tempo sairemos dessa situação”, disse o governador Tião Viana. O prefeito de Santa Rosa, José Brasil, e o de Sena Madureira, Nilson Areal, agradeceram o apoio do governo e reconheceram que não teriam condições de reconstruir as cidades sem a ajuda do governador Tião Viana.

Bancos vão aumentar os prazos e oferecer linhas de crédito para famílias e comerciantes
Entre as medidas anunciadas pelo governo, que foram articuladas pelo secretario de Fazenda, Mâncio Cordeiro, com o auxílio da chefe do Gabinete Civil, Márcia Regina, está a parceria com o Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Banco da Amazônia. As instituições bancárias vão garantir a produtores e comerciantes suspensão temporária de pagamentos de empréstimos e financiamentos para credores que foram atingidos pela alagação.

Os prazos serão ampliados. Para pequenos comerciantes há linhas de empréstimo de até R$ 15 mil. Produtores poderão acessar o Pronaf Emergencial. E famílias que perderam eletrodomésticos, colchões e outros bens poderão comprá-los através da Linha Branca, contratada diretamente através de lojas que serão conveniadas com a instituição bancária.

Jorge Viana reafirma compromisso em ajudar municípios alagados
Jorge anuncia
Sentimento de gratidão. É o que se houve dos prefeitos de Santa Rosa do Purus, Sena Madureira, Brasiléia, Xapuri e Rio Branco ao apoio que o senador Jorge Viana tem dado a estes municípios, não apenas em solidariedade às vítimas das cheias dos rios Purus, Yaco e Acre, como também na disposição em ajudar na liberação de recursos federais para a etapa mais difícil desse processo que o pós-enchente.

Por onde passa, Jorge Viana conversa com famílias vítimas da cheia, ouve seus problemas presta solidariedade e conversa com prefeitos, secretários municipais e autoridades na  elaboração de propostas para o processo de reconstrução das áreas destruídas.

No caso de Brasiléia, por exemplo, a cheia do rio Acre atingiu mais de 90% da cidade e se faz necessário um grande esforço – união do município, estado e da bancada federal – para apoiar a prefeita Leila Galvão nesse processo de reconstrução.

Leila Galvão reconhece a importância do apoio do governador Tião Viana, do senador Aníbal Diniz e, principalmente do senador Jorge Viana ao município de Brasiléia, a prefeitura e aos seus moradores.

“O apoio do senador Jorge Viana foi e é muito importante para nós. No momento mais difícil, seu apoio prático nos deu segurança para seguir em frente, enfrentar as dificuldades. Ele mostrou respeito e sensibilidade com a cidade e o nosso povo nesse momento de dificuldade. E ao reconhecer de nossa dificuldade, não foi apenas solidário. Disponibilizou seu gabinete para nos ajudar nas questões burocráticas e isso vai agilizar na liberação de recursos para aqueles mais necessitados, no tocante à moradia, através do aluguel social e na liberação de recursos para a reconstrução das cidades”, disse Leila Galvão.

O prefeito de Santa Rosa do Purus, um dos municípios mais distantes do Estado e dos mais atingidos pela cheia do rio Purus, também diz ter muito a agradecer ao senador Jorge Viana. “Quando assumiu o mandato de senador, Jorge Viana esteve aqui para conversar conosco, colocar o mandato à disposição. Nesse que é um dos momentos mais difíceis da nossa cidade, sua presença e seu apoio em Brasília nos ajuda a garantir a chegada dos recursos federais com mais agilidade”, disse. (Assessoria/Agência Acre)

Sair da versão mobile