2 de setembro de 2025
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • POLICIA
  • Geral
  • POLÍTICA
  • Colunas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

2 de setembro de 2025
Sem resultados
View All Result
Jornal A Gazeta do Acre
Sem resultados
View All Result

Vara de Execuções Penais analisará providências adotadas pelo Iapen após inspeção nos presídios

A Gazeta do Acre por A Gazeta do Acre
02/03/2012 - 18:57
Manda no zap!CompartilharTuitar

Juíza Luana CamposA juíza Luana Campos recebeu ofício do Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen-AC) informando as providências que estão sendo adotadas com vistas a aplacar o quadro alarmante do sistema prisional em Rio Branco.

Titular da Vara de Execução Penal (VEP) da Comarca de Rio Branco, a magistrada havia solicitado ao Iapen no final do mês de janeiro deste ano que fossem adotadas medidas urgentes no Complexo Penitenciário da Capital.

A decisão se deu após a inspeção que ela e os servidores da VEP realizaram na Unidade de Recuperação Social Francisco D’Oliveira Conde (FOC) – que possui o maior número de presos -, e na Unidade de Regime Fechado 2 (antigo Antônio Amaro), que abriga os apenados que respondem por crimes mais graves, de clamor público ou envolvidos em organizações criminosa. A equipe esteve posteriormente em outras unidades prisionais, como a que abriga exclusivamente as mulheres.

A inspeção constatou que o sistema não ressocializa os detentos e não reinsere esses indivíduos, seja na sociedade ou no mercado de trabalho. Além disso, “não lhes estavam sendo dadas as mínimas condições de estrutura, acolhimento, higiene e saúde”, afirmou, à época, Luana Campos.

RECEBA NOTÍCIAS NO CELULAR

A magistrada afirmou ainda que isso contribuiria “para que eles provavelmente voltem a delinqüir”. Diante do cenário apresentado, a juíza determinou que o Iapen colocasse em prática uma série providências, no prazo de 30 dias, sob pena de que pudesse haver interdição das unidades prisionais.

Ofício do Iapen – O documento do Instituto de Administração Penitenciária informa que foi “aberto um procedimento de licitação para promover a reforma dos pavilhões A e feminino.”

Também informa que irá adquirir, “em caráter de emergência”, 350 tornezeleiras eletrônicas, o que irá resolver parcialmente o problema da superlotação dos presos provisórios e a situação dos que cumprem pena em regime semiaberto.

Em relação a isso, o órgão ressaltou que já foi apresentado um projeto ao Departamento Penitenciário Nacional para ampliação de 384 vagas destinadas a esses presos provisórios.

Já em relação à questão do atendimento médico – considerada uma das faltas mais graves apontadas durante a inspeção -,  o Instituto disse que não resolveu, e que está em negociação com a Secretaria de Saúde do Estado (Sesacre), alegando que o assunto “é complexo”.

Quanto a colchões e baldes cobrados após a inspeção,  o Instituto Penitenciário afirmou que, “em razão da superlotação e tamanho das celas, não há como disponibilizar esses bens para todos.”

A VEP também cobrou providências em relação aos exames criminológicos, porém o Iapen disse que “os apenados somente dispõem de uma psicóloga e um assistente social, para atender todo o sistema prisional.”

Luana Campos afirmou nesta sexta-feira sexta-feira (2), que fará em breve uma nova inspeção no Complexo Penitenciário de Rio Branco para “verificar in loco se, de fato, as providências foram devidamente adotadas e se houve melhoria na situação.” Caso contrário, ela irá se valer dos meios convenientes para que haja uma solução efetiva para os problemas identificados. (Agência TJAC)

Siga 'A Gazeta do Acre' nas redes sociais

  • Canal do Whatsapp
  • X (ex-Twitter)
  • Instagram
  • Facebook
  • TikTok



Anterior

Receita recebe mais de 283 mil declarações do IRPF 2012 no primeiro dia de entrega

Próxima Notícia

Crivella toma posse como ministro da Pesca

Mais Notícias

Sacola de peixe causa acidente e deixa mototaxista ferido na BR-364, no Acre
2º destaque

Sacola de peixe causa acidente e deixa mototaxista ferido na BR-364, no Acre

01/09/2025
Foto: Cedida
Geral

Obra de artista acreano é apresentada em mostra de arte popular brasileira em São Paulo

01/09/2025
Foto: Iryá Rodrigues
1º destaque

Feriado prolongado será com frio de 14º e ventos intensos no Acre, diz Friale

01/09/2025
Foto: Gleison Luz/Fundhacre
Destaques Cotidiano

Fundhacre implanta prontuário eletrônico e promete mais agilidade nos atendimentos

01/09/2025
Foto: Secom
Geral

Prefeitura de Rio Branco executa obras de drenagem na Rua Rio de Janeiro

01/09/2025
Foto: Iryá Rodrigues
Destaques Cotidiano

Setembro começa com calor, mas pode surpreender com frio e temporais no Acre

01/09/2025
Mais notícias
Próxima Notícia

Crivella toma posse como ministro da Pesca

Secretaria de Fazenda suspende o pagamento do IPVA

Jornal A Gazeta do Acre

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre

  • Expediente
  • Fale Conosco

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Polícia
  • Geral
  • Política
  • Colunistas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
  • Receba Notícias no celular
  • Expediente
  • Fale Conosco

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre