Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Após derrota no Senado, Dilma vai ao Congresso

A presidenta participará na terça-feira de uma sessão solene do Congresso Nacional em homenagem ao Dia Internacional da Mulher e aos 80 anos do voto feminino. Durante evento, Dilma vai receber o prêmio Bertha Lutz, concedido a cinco indicadas que contribuíram para a ampliação dos direitos da mulher e do espaço feminino na sociedade.

Além da presidenta, receberão o prêmio no Plenário do Senado a militante comunista Maria do Carmo Ribeiro, viúva de Luiz Carlos Prestes; a ex-senadora Eunice Mafalda Michiles, primeira mulher a ocupar uma vaga no Senado; a socióloga Rosali Scalabrin, representante da Comissão Pastoral da Terra e titular da Coordenadoria da Mulher do município de Rio Branco, no Acre e a professora Ana Alice Alcântara da Costa, do Departamento de Ciências Políticas e do programa de Pós-Graduação em Estudos Interdisciplinares sobre Mulheres na Universidade Federal da Bahia.

O prêmio Bertha Lutz foi criado em 2001 e recebeu o nome em homenagem àquela que foi uma pioneiras do feminismo no Brasil e reconhecida por sua luta pelo direito ao voto feminino. A escolha dos nomes para receber o prêmio foi feita pelo próprio Senado. (IG / Último Segundo)

Sair da versão mobile