Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Disputa pela Prefeitura de Rio Branco tem cinco pré-candidaturas

PrecadidatosCandidatos que disputam a Prefeitura de Rio Branco são: Marcus Alexandre, Bocalom, Fernando Melo, Leôncio e CalixtoA disputa pela Prefeitura de Rio Branco já tem cinco pré-candidatos. A oposição terá quatro nomes: Fernando Melo (PMDB), Tião Bocalom (PSDB), Luiz Calixto (PSL) e Leôncio Castro (PMN). Já a Frente Popular (FPA), que tenta conquistar o terceiro mandato consecutivo, tem como pré-candidato o atual diretor do Deracre, Marcus Alexandre (PT).

Rio Branco tem hoje mais de 222 mil eleitores. A expectativa tanto da oposição como da Frente Popular é que a eleição seja decidida no segundo turno. Para a oposição ter duas candidaturas seria estratégicos.
Alguns dirigentes de partidos afirmam que a realização, pela primeira vez, de um segundo turno em Rio Branco, pode ser fundamental para a vitória da oposição. A intenção é desgastar ao máximo a candidatura da Frente Popular no primeiro turno.

O PMDB realizou prévias para definir quem seria o pré-candidato do partido. Fernando Melo e João Correia disputavam. Mas somente Fernando Melo foi para a disputa. Afirmando que foi prejudicado pelos dirigentes da sigla, Correia recorreu à Justiça para tentar impedir a realização das pré-vias, mas não conseguiu.

Tião Bocalom teve vida mais tranquila. Ainda em 2011 o PSDB decidiu pela sua pré-candidatura. O partido busca agora firmar alianças com outros partidos, buscando o fortalecimento para chegar à Prefeitura de Rio Branco.
A Frente Popular também enfrentou dificuldades para definir o nome. Ainda em 2011 o PCdoB lançou a deputada federal Perpétua Almeida como pré-candidata à Prefeitura de Rio Branco. O partido sonhava contar com apoio dos demais partidos da aliança.

O PT travou uma batalha interna para definir o seu pré-candidato. Nomes como o deputado estadual Ney Amorim e o deputado federal Sibá Machado desistiram para apoiar o diretor do Deracre, Marcus Alexandre.
O segundo e mais difícil passo foi convencer o PCdoB a apoiar a pré-candidatura petista. Mas com o apoio dos oito partidos considerados pequenos da aliança, o PT conseguiu, na última sexta-feira, 2, oficializar o nome de Marcus Alexandre como pré-candidato da Frente Popular, contando, inclusive, com apoio do PCdoB.

Luiz Calixto (PSL) e Leôncio Castro (PMN) foram indicados por seus partidos e também estão em busca de alianças para a disputa. Os dois podem ser importantes para levar a disputa para o segundo turno.

Sair da versão mobile