Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Henrique Afonso quer debater indicadores de saúde da Amazônia

Os indicadores de saúde na Amazônia são preocupantes. No ano de 2008, que corresponde aos dados mais recentes disponíveis, a Região Norte foi a que apresentou o maior índice. Naquele ano, para cada 1000 crianças nascidas vivas, mais de 23 delas faleceram antes de completar seu primeiro aniversário.

A mortalidade materna é outro indicador importante para a avaliação das condições básicas de saúde. Infelizmente, muitos dados da região amazônica não se encontram disponíveis, por falha de registro, o que indica a dimensão do problema.

Para o deputado federal Henrique Afonso (PV-AC) a formulação de políticas de desenvolvimento regional é necessário considerar as especificidades e adversidades naturais da região, como por exemplo: desigualdades sociais e econômicas, dificuldade de acesso, centralização tecnológica, baixa densidade demográfica, enorme extensão territorial e de regiões fronteiriças. O quadro de saúde da Região Amazônica expressa desigualdades regionais marcantes.

Por isso o parlamentar apresentou uma proposição solicitando a realização de uma audiência pública para debater a Política de Regionalização da Saúde na Amazônia.

“É necessário desenvolver ações permanentes e integradas para o combate de doenças, existe também carência de profissionais, o que demanda programas de fixação de médicos e outros profissionais, além da regulamentação de médicos graduados em universidades estrangeiras, por isso temos que debater isso amplamente e adequar as políticas e ações para que se possa atuar com mais eficácia na região” afirmou o parlamentar. (Assessoria)

Sair da versão mobile