Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Nome da FPA para a Prefeitura de Rio Branco pode ser definido hoje

Perpetua0203A Frente Popular (FPA) pode chegar a um entendimento sobre o nome que vai disputar a sucessão do prefeito Raimundo Angelim. A definição deve acontecer durante reunião com representantes de todos os partidos da aliança. Os partidos considerados pequenos já manifestaram apoio à pré-candidatura de Marcus Alexandre (PT). Eles agora disputam a indicação do vice na chapa da Frente Popular. PV, PSDC e PSB já apresentaram seus nomes.

O entendimento entre PT e PCdoB, de acordo com lideranças da Frente Popular deve acontecer. A deputada federal Perpétua Almeida chegou de Brasília na tarde de ontem e se reuniu com dirigentes do PCdoB para discutir estratégias para a reunião da aliança.

A expectativa para a reunião de hoje é que os partidos considerados pequenos entreguem uma carta pedindo que o PCdoB retire a pré-candidatura de Perpétua Almeida em nome da unidade da Frente Popular. PV, PSDC e PDT, tinham deixado claro que não apoiariam a pré-candidatura de Marcus Alexandre, sem que antes fosse realizada uma ampla discussão sobre a sucessão de Angelim. PV e PSDC chegaram a anunciar que poderiam ter candidatura própria à Prefeitura de Rio Branco.

O primeiro a desistir da ideia foi o PV. O partido não somente decidiu apoiar Marcus Alexandre como também apresentou o nome de Shirlei Torres para ser vice. Caminho semelhante seguiu o mesmo caminho. Dirigentes do partido chegaram a anunciar oficialmente o convite para o deputado Edvaldo Souza disputar a prefeitura, mas em menos de uma semana recuaram e decidiram também apresentar um nome para vice.

Na reunião de hoje, a expectativa é que o PCdoB continue defendendo a pré-candidatura. Do outro lado, os partidos pequenos vão defender candidatura única da aliança para Prefeitura de Rio Branco.

“Vamos apresentar o nome da Perpétua para todos os partidos da FPA. E ai vamos para o debate. A Frente é como um grande prédio que tem muito cimento e ferro, mas também tem muito suor do PCdoB. Confiamos nessa aliança e não vamos abandonar assim”, disse o presidente regional do PCdoB, deputado Moisés Diniz.

Definição pra candidaturas no interior
Se em Rio Branco os partidos considerados pequenos decidiram apoiar o nome do Partido dos Trabalhadores (PT), em outros municípios a situação pode ser diferente. A expectativa é que no interior do Estado a aliança tenha mais de um candidato.

Dirigentes dos partidos considerados pequenos afirmam que não vão abrir de ter candidaturas em alguns municípios. “Nós esperamos que nos municípios onde nossos nomes sejam mais fortes, o PT tenha o mesmo sentimento que estamos tendo aqui em Rio Branco”, afirmou o deputado Walter Prado durante o anúncio de apoio do PDT à pré-candidatura de Marcus Alexandre.

Sair da versão mobile