TV Câmara será instalada no Estado ainda neste ano

A diretora de Comunicação da Câmara Federal, Sueli Navarro, confirmou no início da manhã de ontem a implantação da TV Câmara no Acre. A informação foi dada em reunião com a deputada Perpétua Almeida (PCdoB), em resposta a um pedido da parlamentar acreana ao presidente da Casa, Marco Maia. O presidente da Câmara Municipal de Rio Branco, Juracy Nogueira, e o deputado Eduardo Faria (PCdoB), representando o presidente da Aleac, e um representante da União das Assembleias Legislativas (Unale) também conheceram o modelo técnico da multiprogramação da emissora.
Tv camara
O sinal aberto pode estar em operação ainda este ano, disse Sueli Navarro. A multiprogramação vai ao ar 24 horas ao dia. As sessões ordinárias e deliberativas das Câmaras de Vereadores e da Aleac serão transmitidas ao vivo, em canal único que também veiculará, em tempo real, toda a movimentação do plenário da Câmara e Senado Federal. 

O Acre estava fora da lista de estados contemplados com sinal aberto digital da TV Câmara para as regiões Norte e Nordeste. Com a importância do serviço também para o Acre, reconhecida pela Presidência da Câmara, a deputada Perpétua Almeida espera que a população seja estimulada a acompanhar mais efetivamente os mandatos de deputados, vereadores e senadores.

“Só tem TV Câmara quem tem dinheiro pra pagar uma assinatura. Nós lutamos para garantir sinal de graça a todos”, disse a deputada. “Muitas divergências prejudicam os parlamentos por que a população não tem a oportunidade de acompanhar os debates. A interação do povo com as casas legislativas fortalece a democracia”, opinou Eduardo Farias.  Para Juracy Nogueira, “as facilidades oferecidas pelo projeto de expansão da TV Câmara ajudam parlamentos modestos como o nosso”.

Todo o custo de implantação – transmissor, antena (Banda Larga) e das linhas de transmissão – é responsabilidade da Câmara dos Deputados. O projeto exige apenas que a Assembleia Legislativa e a Câmara de Vereadores produzam seus conteúdos independentemente, e que o ambiente seja climatizado para garantir a segurança dos  equipamentos.

“Temos excelentes referências sobre o Acre. Creio que em muito pouco tempo teremos notícias muito animadoras”, disse Sueli Navarro, que, na companhia de um engenheiro da Câmara, estará em Rio Branco nos próximos dias.  Num 1º momento, o sinal alcançará as cidades de Rio Branco, Bujari e Senador Guiomard. (Assessoria)

Assuntos desta notícia

Join the Conversation