X

JANTAR ÁRABE

Culinária sírio-libanesa diversificada, ambiente acolhedor, decoração especial, músicas inspiradoras… Com esses e outros “ingredientes” a direção do núcleo espírita Jardim Real prepara um JANTAR ÁRABE beneficente para o dia 29 de abril, a partir de 19h30, no AFA Jardim. Uma boa oportunidade para quem gosta da cultura e da culinária árabes e quer passar momentos agradáveis em um local inspirador. Informações e venda de convites na Vitória Régia (3224-2850 e 3224-2880).

DIA DO ÍNDIO
Palestras, exibição de filmes de cineastas indígenas, seminários, lançamento de livro, rodas de conversa, intervenção e exposição da oficina de etnografite e atividades literárias para crianças compõem a programação do “Abril no Acre Indígena”, que comemora o Dia do Índio (19 de abril).
***
As atividades acontecem em vários espaços culturais da capital acreana até o dia 26 deste mês. O projeto é promovido pela Associação dos Produtores e Agroextrativistas Hunikui do Caucho (Apahc) e pelo Governo do Estado, através da Assessoria Especial de Assuntos Indígenas, Fundação de Cultura Elias Mansour e Secretaria do Meio Ambiente.
***
Um dos momentos interessantes da programação é o lançamento do livro “Papo de Índio”, do antropólogo Txai Terri Valle de Aquino, no dia 26, sexta-feira, no Casarão. O evento terá exibição de imagens indígenas, acervo da Comissão Pró-Índio do Acre, e música.


ARQUEOLOGIA COMUNITÁRIA
A convite da coordenadora do Projeto Geoglifos da Amazônia Ocidental,a arqueóloga Dra. Denise Schaan, um grupo de pesquisadores e doutores da Universidade Federal do Pará e de professores da Escola Rural Capitão Edgar Cerqueira Filho, esteve visitando o Geoglifo Tequinho, localizado na Vila Pia, próximo à BR-317, no dia 12.
***
Na quinta-feira, 13, todos participaram de uma reunião na escola para falar sobre o projeto aprovado no edital  da  Sociedade de Arqueologia Brasileira  (SAB), em 2011, que prevê a Musea-lização do Geoglifo Tequinho, com a participação dos habitantes da Vila Pia, alunos e professores das escolas locais, utilizando estratégias de ar-queologia comunitária. O projeto também prevê o estudo do sítio, através de escavações, da produção de um livro e de material áudio-visual.
***
Na foto, da esquerda para a direita: Rosângela Brito, Ariádrina Quirino, Antônia Damasceno, Francisco Conceição, Marisa Dwir, Jane Beltrão, Flávio Barros, Alceu Ranzi, Denise Schaan, Libério Souza, Agenor Sarraf e Amílcar Adamy (1).

MAIS ESCOLA
O prefeito Raimundo Angelim e o secretário municipal de Educação Márcio Batista inauguraram na sexta-feira, 13, a Escola Municipal Álvaro Vieira da Rocha, no bairro Conquista.
***
Representando a família do patrono da escola, o âncora do Jornal do Acre Ayres Rocha (2) fez uma emocionada fala. Dona Raimunda (esposa), Dennis e Márcia (filhos) e José (neto) do professor Álvaro também estiveram presentes na cerimônia, assim como a deputada federal Perpétua Almeida, o deputado estadual Eduardo Farias, o vereador Gabriel Forneck e o secretário de Estado de Educação Daniel Zen. A foto é de Marcus Vicentti.

OFICINA DE ETNO GRAFFITI
Aperfeiçoando o traço artístico, Mahatma Moura (3) durante as atividades da Oficina de Etno Graffiti, que estão sendo coordenadas pelos grafiteiros Tiago Tosh (4), Claudeney Alves e Jessé Luiz, na Biblioteca da Floresta, cujas aulas serão encerradas hoje, dia 19, a partir de 14h, com uma programação que envolve troca de ideias com lideranças indígenas, graffiti e música ao vivo.
***
A Oficina foi realizada pelo Etnia Coletivo e patrocinado pela Fundação Garibaldi Brasil, AFA Jardim Cultura & Gastronomia, Biblioteca de Floresta, Cia. de Selva e Suvinil.

IN SAMPA
A editora do jornal A GAZETA, Geisy Negreiros, retornou de São Paulo-SP, onde cobriu o lançamento dos novos editais do Rumos Itaú Cultural, que esse ano trouxe a novidade do edital de Pesquisa em Moda e Design. Na paulicéia, também participou da programação que reuniu jornalistas de todo o país.
***
No auditório Ibirapuera, projetado por Oscar Niemeyer, assistiu à peça “Namíbia, Não!”, dirigida por Lázaro Ramos. Após a apresentação, ela e as jornalistas Andrea Gonçalves (de São Luís do Maranhão) e Mônica (5), de Fortaleza-CE, conversaram com o artista.

NENZINHO RECEBE O “PRÊMIO BETINHO”
A entrega do Prêmio Betinho Atitude Cidadão 2011, cujo vencedor foi Aldeci Cerqueira Maia, o Nenzinho, liderança comunitária da Reserva Extra-tivista do Cazumbá-Iracema, aconteceu durante a primeira Reunião do Conselho Deliberativo do Comitê de Entidades no Combate à Fome e pela Vida – COEP do Acre, realizada dia 13, no auditório da Embrapa.
***
Estava presente no evento a secretária executiva do COEP nacional, Gleyse Peiter, que fez a entrega do prêmio em cerimônia presidida por Cleísa Brasil. Ao receber a honraria pelo seu trabalho em defesa da criação daquela unidade de conservação, o líder Nenzinho emocionou a todos com sua fala.
***
Além de familiares, o analista ambiental do ICMBio (órgão gestor da Reserva) Vladimir Nóbrega e sua esposa Mirna Caniso fizeram questão de prestigiar com o querido amigo. Na foto, o premiado com Argeu Coelho de Oliveira (6), da Secretaria de Pequenos Negócios.

CURTAS

* A franquia da CARACOL Chocolates do Via Verde Shopping recebeu no início da semana muitas novidades para presentes, entre as quais belas caixas de chocolates, bem como as maletas de vinhos e os estojos de 800g, que são excelentes opções de presentes.

* Após o sucesso de sua primeira Páscoa no Acre, a loja CARACOL Chocolates aproveita os poucos ovos de Páscoa que sobraram para fazer uma promoção, a exemplo de outros comércios. Bom momento para presentear e também para os chocólatras, que aproveitam as promoções para renovarem o estoque pessoal.

* JANE SANTOS, presidente do Sindicato das Trabalhadoras Domésticas do Acre, está nos preparativos para representar o Brasil juntamente com a presidente do sindicato carioca, no México, onde haverá uma reunião da Organização Internacional do Trabalho OIT.

* Em pauta, a Convenção 189, que normatiza as condições de trabalho dos trabalhadores domésticos de todo o mundo, pelo fim da escravidão moderna.

* A PIZZA DA MAMA continua sendo o ponto de encontro de executivos, estudantes e trabalhadores que almoçam no Centro da cidade durante a semana. Aos sábados e domingos, a casa abre as portas a partir de 14h e dá desconto de 30% nas deliciosas pizzas em pedaços, no horário entre 14 e 18h.

* Um bom-dia especial para o querido amigo RAMIRO MARCELO, diagramador da coluna há bons longos anos, que hoje completa mais uma volta em torno do sol, com muita alegria e garra de viver, cercado do carinho da esposa Benvinda, dos filhos, familiares e amigos. É um exemplo para todos os amigos que torcem por sua completa recuperação. Parabéns!!!

* Bom dia, quinta-feira. Até domingo!

Categories: Jackie Pinheiro
A Gazeta do Acre: