Política local 12/04/2012

“O ser do homem é o seu dever de ser”.

(Miguel Reale, jurista)

Médico e o monstro
Me debrucei em várias pesquisas no Vale do Acre que fecharam no último fim de semana, insuspeitas,  feitas por instituto não ligado ao governo, e o governo Tião Viana teve uma média de 77,5% de aceitação. Mas quanto aos candidatos a prefeito do PT e FPA, todos na rabada.

Dedução lógica
Não existe outra dedução a não ser que, o desgaste dos prefeitos do Vale do Acre do PT e FPA é tanto que, nem a fórceps a performance do Tião consegue arrancá-los do fundo do poço.

Goleiro ruim
Ficou claro que os programas do governo Tião colaram positivamente na sua imagem, terão peso fundamental na sua reeleição, mas, dificilmente, mudarão o atual panorama municipal.

Verso e reverso
O deputado Luiz Tchê (PDT) de fato saiu da mesmice e tem apresentado temas para debates interessantes por serem coletivos. Mas não tem razão de reclamar de boicote da imprensa.

Fui olhar
Peguei os últimos jornais, ví telejornais, sites, e de uma forma ou de outra a sua briga, que virou nacional, pela redução das dívidas dos Estados, foi amplamente divulgada nessas mídias.

Isso é natural
Acontece é que um tema, por mais importante que seja, não pode ter destaques seguidos, porque o mundo das notícias gira. E aí não se trata de boicote, mas de alternar o noticiário.

Para decidir
Os dirigentes da oposição reúnem os pré-candidatos a prefeito de Feijó até o Juruá, em Cruzeiro do Sul, dia 12. E os do Vale do Acre, domingo na Capital, para definir metodologias.

Bastante claro
Será deixado claro que haverá apenas um candidato a prefeito em cada município, e que a escolha se dará por pesquisas. Quem não aceitar o resultado não terá legenda para disputa.

Casos específicos
Há casos específicos como Feijó, Mâncio Lima e Cruzeiro do Sul, onde os prefeitos terão o direito de reeleição respeitado.

Acabar a pulverização
O objetivo das reuniões visa evitar que a oposição pulverize a votação para prefeito.

Sem problema
O ex-deputado Zé Vieira, marido da deputada Toinha Vieira (PSDB), tem dito a amigos que não vê problema na candidatura de Mazinho (PMDB) a prefeito de Sena, que isso não atrapalha.

Acima disso
Na sua avaliação a deputada Toinha Vieira vence a eleição mesmo com vários candidatos.

Uma correção
O vereador Quico (PSDC) é candidato a vereador de Capixaba.

Criar corpo
O deputado Edvaldo Sousa (PSDC) é defensor intransigente de que seu partido tenha candidatos a prefeito em Capixaba, Brasiléia e Rodrigues Alves, por ajudar a firmar a sigla.

Não ganha jogo
Politicamente o deputado Edvaldo Sousa (PSDC) está certo, time que não entra em campo não ganha jogo. E ficar servindo de escada para partido grande é ser serviçal sem ser remunerado.

Pescoço grosso
O deputado Walter Prado (PDT) engrossou o pescoço ontem com a suposta ausência da base do governo no noticiário: “só é manchete quem o trono determina, e não é o nosso caso”.

Barriga cheia
Walter está chorando de barriga cheia, ele é quem mais aparece no noticiário da imprensa.

Muda o quadro
O ex-prefeito Celso Ribeiro (PTN) voltou se articular para disputar a prefeitura de Senador Guiomard, e se for concretizado, é forte e muda todo o quadro eleitoral.

Milagre
Ontem foi dia de milagre na Aleac. Pela primeira vez o deputado Gilberto Diniz (PTdoB) falou bem de um projeto do governo, ao dizer da tribuna que torce para a ZPE dar certo.

Merece apoio
Por isso merece apoio do governador Tião Viana o seu anteprojeto que proíbe o governo de contratar para serviços carros com placas de outros estados. Nada mais justo e mais legal.

Jaboti na forquilha
No máximo na próxima semana estoura uma bomba na prefeitura de Rodrigues Alves.

APOSTO A FAVOR
Conversei ontem com três empresários fortes sobre a ZPE. Todos acham que fracassa. Fui o discordante. Creio que a garra e determinação do secretário Edvaldo Magalhães suplante as dificuldades. Governo tem que apostar no grande, ousar, daí meu otimismo do sucesso da ZPE.

Assuntos desta notícia

Join the Conversation