Política local 26/04/2012

“Seja você mesmo. Todas as outras personalidades já têm dono”.

(Oscar Wilde, escritor)

O mal da arrogância
Se no governador Tião Viana sobra a humildade, na maioria dos dirigentes do PT sobra a arrogância. Pensam ser a atual situação política a mesma da década passada, quando elegiam até um poste. Isso explica o motivo pelo qual Tião bate na média dos 70% de aceitação nas pesquisas da oposição em nove municípios e os candidatos do PT e FPA surgem na rabada.

Situação interessante
Isso leva a uma análise interessante. O forte desgaste do PT não colou na boa imagem do governador Tião Viana e a boa imagem dele não colou nos candidatos a prefeito do PT e FPA.

Outra dedução
O quadro também leva a outra dedução: Tião Viana chegará forte em 2014 para a reeleição.

Visão política
Ontem, na Aleac, o deputado Astério Moreira (PRP) deu sua opinião na tribuna sobre a popularidade do Tião Viana: “resulta de uma gestão ativa, com obras e à sua humildade”.

Bem diferente
O fato de Tião não andar no salto alto do poder, segundo Astério, pesa muito a seu favor.

Depois de arrombada
A secretária de Saúde, Suely Melo, tem que ser mais ágil. Deveria ter agido rápido para cessar o protesto daquele cidadão por uma passagem do TFD, e não após o fato ter sido manchete.

Atrás do prejuízo
Deveriam ter explicado que a viagem não se deu por falta de vaga no hospital para o qual ia o filho daquele cidadão e não por falta de passagem, para não prevalecer a imagem negativa.

Somente ontem
Foi preciso o líder do governo, deputado Moisés Diniz (PTdoB) ter ido ontem à tribuna para explicar o que de fato aconteceu. A criança, por exemplo, já viajou várias vezes pelo TFD.

Hermanos
A deputada Marileide Serafim (PSD) vai investigar a denúncia que a prefeita de Brasiléia, Leila Galvão, libera boli-vianos para vender no Brasil com um pagamento de uma taxa na prefeitura.

Atribuição federal
É que essa liberação seria uma atribuição exclusiva da Receita Federal.

Pegou vento
Uma candidatura que pegou é a de Wagner Menezes (PSB) a prefeito de Xapuri. Além de ser um nome leve, sem nódoa, pesa também a seu favor a apática gestão do prefeito Bira (PT).

Derrota tucana
Era de lamentação ontem no ninho tucano o anúncio que o coronel PM Juvenal aceitou ser vice de Fernando Melo (PMDB). Os tucanos lutaram até a última para tê-lo como seu aliado.

Tentativas frustradas
O deputado Wherles Rocha (PSDB) fez várias tentativas para fazê-lo candidato a vereador.

Posição religiosa
Ontem, o deputado Denilson Segóvia (PSC), ante tucanos atônitos, explicou, que ele, por obrigação partidária ficará com Tião Bocalom, mas a Igreja Quadrangular vai com Juvenal.

Essa é a preocupação
Essa é mais uma perda dos tucanos. Primeiro perderam o apoio da Igreja Batista com a candidatura de Jamil Asfury (DEM) à PMRB e agora a Quadrangular com a vice do Juvenal.

Pegando fogo
A Aleac está pegando fogo com a disputa apertada dos candidatos Edite (Chapa 2) e Sérgio Onofre (Chapa 1) pela presidência do sindicato da Casa. A eleição é amanhã.

Novo líder
A deputada Marileide Serafim (PSD) saiu propagando ontem pelos corredores da Casa: “o deputado Moisés perdeu a liderança do governo, o deputado Élson é o novo líder”.

Explica-se
O comentário prendeu-se ao fato de Santiago ter defendido o governador Tião Viana.

Medida prática
Exigir que carros só passem no posto rodoviário para a fronteira dirigidos pelo dono ou com autorização desse como forma de evitar roubos. A proposta é do deputado Walter Prado (PDT).

Não entendo
Isso se resolve com uma portaria, mas, os dirigentes da Segurança fazem ouvido de mercador.

Pode conter
É uma medida simples que pode evitar que carros roubados sejam levados para a Bolívia.

Como São Tomé
Todos acompanham essa luta do senador Jorge Viana (PT). O anúncio na queda do preço das passagens da GOL é uma boa notícia. Mas, se tratando da GOL, é esperar para crer.

Sem avanço
Não avançou a situação em Tarauacá. O PT com a candidatura do médico Rodrigo Damasceno (PT) posta, e o PCdoB com Chagas Batista (PCdoB) igualmente posta.

Resultado do esforço
Essa fábrica de embutidos de peixe do Bujari deve-se à guinada rumo à industrialização.

ROLETA DAS IGREJAS
As igrejas evangélicas deverão ficar assim posicionadas na eleição municipal. Assembléia de Deus e Renovada com Marcus Alexandre (PT), Quadrangular com Fernando Melo (PMDB), Batista do Bosque de Jamil Asfury (DEM) e o grupo da Antonia Lucia com Tião Bocalom (PSDB).

Assuntos desta notícia

Join the Conversation