Sem medos

A questão da exploração de gás e petróleo sempre gera controvérsias e por isso mesmo deve ser debatida em toda a sua extensão, sem medos e preconceitos. É o que se começou a fazer neste Estado com o anúncio de que irão começar os estudos de sísmica em algumas regiões do Estado.

Se o debate for conduzido de forma correta e honesta, dando oportunidades a que todos os seguimentos da sociedade se pronunciem contra ou a favor, não há o que temer. Errado e condenável seria, como se fez no passado, deflagrar a exploração, visando o lucro fácil e rápido, sem ouvir as comunidades atingidas, causando-lhes todo tipo de impactos sociais e ambientais.

Como também não se pode aceitar que alguns setores, ditos iluminados, tentem decidir em nome dessas mesmas comunidades, como se tem observado. Mesmo que também tenham o direito de expor suas opiniões, a decisão, em última instância, deve ser sempre da maioria e, sobretudo, das comunidades envolvidas no processo. Como se disse a questão é polêmica e por isso mesmo deve ser ampla e honestamente debatida.

Assuntos desta notícia

Join the Conversation