Parabéns para a Escola Estadual Barão do Rio Branco – o Cebrb

Segundo o pesquisador – Laville: “História, memória e tradição são categorias distintas. A história é a recuperação, representação e reconstrução incompleta do passado, enquanto a memória é a vida, aberta à dialética da lembrança e do esquecimento. A tradição, pelo fato de indicar o que se deve saber …”.

Não há um momento certo ou palavra definida para o comportamento do homem quando retrata o que sente, o que vive, o importante mesmo é que acontece a sintonia do “eu” quando quer representar seus sentimentos originais. Assim, conversando, observando com aqueles  que estudaram e estudam no “Barão” logo se ver orgulho de dizer e apontar “já estudei nessa escola” ou “estudo nessa escola” é transparente a sua história, memória e tradição. Quantas personalidades, pessoas comuns já estudaram e estudam no Cebrb, Ceseme, etc, o importante mesmo é saber que fazemos parte dessa história desse Colégio, não somente para aqueles que estudaram ou estudam, mas, os que trabalharam e trabalham para desenvolver a cada dia a qualidade do ensino.

Entretanto, o projeto da Secretaria de Educação desenvolvido nas escolas o “Ambiente de Letramento”, veio aumentar a analise de pesquisa pelos estudantes, conhecer quem foi a personalidade que representa o nome de sua Instituição Escolar. Entre eles esta o Barão do Rio Branco que era ministro brasileiro, um homem com habilidade diplomática, convenceu a Bolívia a vender o Acre para o Brasil.

Onde o estudante aprende e desenvolve suas qualidades cognitivas sobre a história do seu Estado, mostrando o Tratado de Petrópolis (1903), como foi crucial para o término dos conflitos armados entre acreanos e bolivianos e também resolvendo as questões como: tornando o Acre brasileiro; o preço de 2 milhões de libras esterlinas; a estrada de ferro madeira-mamoré etc.  Cada nova descoberta é um aprendizado pelo qual o Cebrb  nesta data 22/04, é motivo de comemoração afinal, o aumento de interesse pelo estudo é sinônimo de expansão do crescimento intelectual  que é o objetivo de quem estuda no Barão.

Está de parabéns a equipe da diretora Silzete, coordenador de ensino Dario e demais Coordenadores de apoio  e principalmente aos dedicados professores pela a realização dos projetos e em especial aos estudantes porque sem eles nada seria realizado.

Parabéns Colégio Estadual Barão do Rio Branco – Cebrb!Cirlene Prado é
Historiadora e educadora.

Assuntos desta notícia

Join the Conversation