Acre assina termo que cria roteiro integrado para o pacífico

Iniciativa da SETUL mobiliza os estados do MT e RO, para consolidar a rota até o pacífico
Assinaatura do termo turismo
Com o objetivo de incrementar a atual rota Amazônia-Andes-Pacífico, o Acre, representado pela Secretária de Turismo e Lazer Ilmara Lima, assinou um Termo de Cooperação Técnica com os estados do Mato Grosso e Rondônia na tarde desta terça-feira (10.04) na cidade de Cuiabá, para formalizar o compromisso destes estados em formatar o roteiro, incluindo o Pantanal na rota em questão.

Este é o quarto encontro entre os Secretários de Turismo dos três estados, Basílio de Oliveira (RO), Teté Bezerra (MT), e Ilmara Lima (AC), que teve início depois da sugestão do projeto iniciado pela Secretária do Acre, que aconteceu em Brasília com o Diretor de Mercados Internacionais da EMBRATUR, Marcelo Pedroso, onde foi discutindo a possibilidade do roteiro integrado e da parceria do SEBRAE nesta jornada.

No encontro, além dos cônsules da Bolívia e Paraguai, dos secretários de turismo dos estados em questão, do trade local, o Diretor de Relações Institucionais da TRIP linhas aéreas, Victor Rafael Celestino, que disse que o roteiro entre os três estados é uma o oportunidade única para se explorar belezas naturais nunca vista em outras regiões. “Vamos levar a proposta para ser analisada, mas já adianto que será muito bem aceita pela diretoria”, disse.

Animada e com expectativa de lançar o roteiro na edição da ABAV 2012, que irá acontecer em outubro no Rio de Janeiro, a Secretária Ilmara Rodrigues lembra que o roteiro é um sonho antigo. “Estamos muito animados esta é a quarta reunião que promovemos entre Mato Grosso, Rondônia e Acre, agora mais próximo da realidade esperamos consolidá-lo o quanto antes”, frisa.

Já para o secretário de Turismo de Rondônia, Basílio Leandro de Oliveira, destacou a importância da rota integrada em consonância com os países andinos. “Estávamos de costa para os nossos vizinhos. Agora queremos aproximação e dialogar de frente na construção de uma parceria forte com o Peru, Bolívia e Paraguai que assim como nós têm belezas naturais a serem exploradas”, afirmou.

Para a secretária Teté Bezerra o encontro serviu para fortalecer a parceria. Ela destacou a importância da participação do Sebrae dos três estados na construção do estudo de viabilidade do roteiro. Lembrou ainda que a iniciativa privada representada pelo trade de cada federação tem que se empenhar para o projeto realmente sair do papel e ser visto como produto tanto para o turista interno como externo. “Hoje o turismo de sol e de praia já é constituído precisamos oferecer o que temos de melhor que é o ecoturismo, de contemplação, de aventura sem esquecer a sustentabilidade”, completa a secretária.

Assuntos desta notícia

Join the Conversation