Agricultores de Capixaba participam de capacitação sobre doces e compotas

Entre os dias 10 a 13 de abril, o Núcleo Móvel de Transferência de Tecnologia (Nutec) da Embrapa Acre está em Capixaba para realização de curso sobre boas práticas de fabricação de doces, geleias e compotas. Aproximadamente 18 agricultoras que residem no projeto de assentamento Zaquel Machado participam da capacitação, ministrada pelos técnicos do Serviço de Aprendizagem Rural (Senar).
Nutec
A produção de doces já é uma rotina entre os agricultores do projeto de assentamento, que comercializam seus produtos na Vitrine Terra do Sol, às margens da BR 317, que liga Rio Branco a Brasileia. Para a agricultora Valzineide da Silva, que faz doces há dez anos, o curso está trazendo muitas novidades. “Eu aprendi a fazer coisas com as frutas que temos aqui e que eu nunca imaginaria fazer, como o salame de doce de frutas, as diversas cocadas, todo o conteúdo é realmente muito proveitoso”, disse.

De acordo com a extensionista da Cooperativa Incubadora de Gestão Avançada (Ciga), Edna Maria da Silva, a demanda por essa capacitação surgiu na própria comunidade. “As participantes queriam oferecer aos clientes da Vitrine Terra do Sol um produto ainda melhor”, diz.  Segundo o analista da Embrapa Acre, Francisco de Assis, o objetivo da capacitação é aprimorar a forma de fabricação, levando em conta a higiene e também o desenvolvimento de métodos para a produção de novos produtos.

O evento é uma parceria da Embrapa, Senar e Ciga. Na próxima semana, serão realizadas mais duas edições dessa capacitação no projeto de assentamento Baixa Verde (BR 634), com foco nas boas práticas de fabricação de produtos derivados do leite. 

Nutec Móvel
O Nutec Móvel é um caminhão com carreta adaptada com cozinhas preparadas para a realização de cursos e palestras. “Por meio dessa estrutura levamos informação e conhecimento ao público rural nos diversos municípios acrianos, seja com atividades direcionadas para as comunidades ou por meio de eventos agropecuários”, declara Assis. (Assessoria Embrapa)

Assuntos desta notícia

Join the Conversation