Circuito 2011/2012 do Sonora Brasil no Acre

O Sonora Brasil – Formação de ouvintes musicais- é um projeto temático que tem como objetivo desenvolver programações identificadas com o desenvolvimento histórico da música brasileira.

Em sua 15ª edição, o projeto apresenta dois temas: “Sotaques do fole” e “Sagrados mistérios: vozes do Brasil”, que começou a ser desenvolvido em 2011 e prossegue em 2012, com a participação de quatro grupos em cada tema.

Nesse ano, o primeiro tema circula pelos estados das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, enquanto o segundo segue pelo Sul e Sudeste. Com essa nova metodologia, o projeto passou a ter um planejamento bienal, contando com a participação de oito grupos, em circuitos com duração de aproximadamente 70 dias em cada ano.

Apresentações em Rio Branco
Sotaques do fole apresenta o acordeão em suas variantes regionais ligadas à tradição oral, trazendo a gaita-ponto, com o músico Gilberto Monteiro (RS), a sanfona de oito baixos, com o músico Truvinca (PE), e o acordeão de 120 baixos, com Dino Rocha (MS). Fazendo um contraponto com a tradição oral, o projeto exibe o duo de acordeões Ferragutti/Kramer, que apresenta composições modernas e contemporâneas relacionadas à música de concerto e a outras formas ligadas à vertente acadêmica.

Marque na sua agenda:
Dino Rocha e Grupo (MS): 11 de junho
Gilberto Monteiro e Grupo (RS): 14 de julho
Duo Ferragutti/Kramer (SP/RS): 10 de agosto
Truvinca e Grupo (PE): 23 de setembro

Sonora Brasil
O projeto Sonora Brasil busca despertar no público um olhar crítico sobre a produção e sobre os mecanismos de difusão de música no país, incentivando novas práticas e novos hábitos de apreciação musical, promovendo apresentações de caráter essencialmente acústico, que valorizam a pureza do som e a qualidade das obras e de seus intérpretes. (Assessoria)

Assuntos desta notícia

Join the Conversation