Feira do Peixe 2012 é inaugurada

Feira do peixeA Feira do Peixe, realizada pela Central de Abastecimento (Ceasa) teve início hoje (02) e vai durar até o meio-dia da próxima sexta-feira (06). Estiveram presentes na abertura o governador Tião Viana, prefeito Raimundo Angelim, secretários e parceiros da feira.

De acordo com Raimundo Angelim, a cada ano a feira está crescendo, superando as expectativas. “Desde 2010 a feira é realizada. Foi uma proposta ousada. No ano de inauguração, foi comercializado 19 toneladas de peixe. Em 2011, 106 toneladas e a estimativa é que em 2012 chegue a 160 toneladas de peixe. Além disso, também há grandes vendas no horti fruti granjeiro. Graças ao incentivo da prefeitura, governo estadual e federal as vendas estão aumentando.”

Tião Viana destacou que em breve, o Acre terá destaque na venda de peixes. “Estamos em um momento de sucesso, fruto desse trabalho integrado. Estamos com a comercialização 60% acima do ano passado. Este ano, iremos entregar mais 2 mil tanques à psicultores. Além disso, iremos criar um frigorífico de pescado. E isso gera emprego, renda e oportunidades e está mudando a nossa economia. O Acre será o endereço do peixe na região amazônica”, disse o governador.

A expectativa de vendas de peixe para esse ano é grande, segundo Antônio Braña, diretor da Ceasa. “Queremos vender 160 toneladas de pescado e comercializar também mais de 100 toneladas de produtos horti frutis granjeiro e dar possibilidade de rendas a muitas famílias, fazendo que o agricultor familiar e o psicultor possa ter seu espaço para comercializar a produção. A Ceasa organiza e dá oportunidades”.

Mario Jorge Fadell, secretário de agricultura e floresta, falou que o espaço da Ceasa está ficando pequeno. “Esse é um bom reflexo, esperavamos que a falta de espaço aqui na Ceasa fosse acontecer daqui a uns cinco anos e no segundo já está pequeno. É bom, vamos expandir a infraestrutura para abrigar os produtores e psicultores que vêm comercializar a sua produção”, finalizou.

A Feira do Peixe é realizada pela Prefeitura Municipal de Rio Branco, Governo do Estado e Governo Federal, com a parceria do Sebrae, Ibama, Embrapa, Ministério da Agricultura e Abastecimento, Banco do Brasil, Banco da Amazônia, CUT, Conab e Central das Cooperativas e Empreendedorismo Solidário.

Assuntos desta notícia

Join the Conversation