X

Inscrições para Desafio Sebrae começam nesta quarta (11)

O carioca Victor Accioly e o paranaense Márcio Eugênio da Silva são empreendedores natos, pessoas determinadas, inovadoras e antenadas com novas oportunidades. Sempre buscam novos caminhos para o sucesso e soluções para as adversidades da vida. Além de compartilharem dessas características, eles já venceram o Desafio Sebrae, maior jogo empresarial do país. As inscrições para a edição de 2012 da competição começam nesta quarta-feira (11). Podem disputar o jogo estudantes universitários do país inteiro e de todos os cursos.

Quando participou do Desafio Sebrae, e m 2005, Victor Accioly estudava Engenharia de Produção na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Em sete anos, fez mestrado e especialização na Universidade de Harvard (EUA). Hoje, termina um doutorado, trabalha como professor na UFRJ e ocupa o cargo de subprefeito da Ilha do Governador, na cidade do Rio de Janeiro. Victor acredita que o desempenho no Desafio Sebrae influenciou sua carreira. “O Desafio é uma experiência única, que ultrapassa a questão técnica e se estende ao relacionamento interpessoal”, aponta Accioly, referindo-se ao trabalho em equipe e à necessidade de construir soluções conjuntas para aumentar os ganhos durante a competição.

O paranaense Márcio Eugênio, que concluía o curso de Ciências Contábeis quando participou do Desafio em 2010, afirma que o jogo teve impacto positivo na sua vida profissional. “O Desafio Sebrae me ajuda até hoje. A experiência que ganhei com a análise de mercado e os relatórios que tive de fazer na época contribuem para meu tr abalho atualmente”, revela.

Fomentar o empreendedorismo é parte da missão do Sebrae. “Simular um empreendimento com todos os desafios que o mercado coloca para quem está à frente de um negócio é uma experiência que empolga os participantes, gera conhecimento e abre novos horizontes profissionais”, destaca o diretor-técnico do Sebrae, Carlos Alberto dos Santos. “Quem participa desenvolve o espírito empreendedor, aprende a competir e a criar estratégias, além de fazer novos amigos”, acrescenta.

Nesta edição, o tema do jogo são frutas tropicais. Os participantes terão que simular a administração das diversas etapas de um negócio, da produção das frutas até a venda de alimentos com valor agregado, como sorvetes, polpas e sucos. Durante a competição, os participantes devem gerenciar virtualmente uma empresa, contratar empregados, definir preços e comercializar produtos, tomar decisões e enfrentar desafios de mercado.

Podem participar equipes compostas por duas a cinc o pessoas. Cada grupo tem direito a um professor orientador escolhido pelos próprios alunos. Para se inscrever é preciso pagar a taxa de R$ 50 por equipe e o registro pode ser realizado até 18 de maio, no site do Desafio (www.desafio.sebrae.com.br). (Assessoria)

Categories: Geral
A Gazeta do Acre: