Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

MPF recebe representantes do movimento indígena do Acre

Indios21042012Lideranças indígenas de várias etnias estiveram na tarde de ontem, Dia do Índio, na sede do Ministério Público Federal do Acre (MPF/AC) e se reuniram com o procurador da República Paulo Henrique Ferreira Brito para entregar uma série de reivindicações e propostas e tentar resolver problemas existentes em áreas como demarcação de terras, saúde e educação, entre outros.

O MPF tem o dever constitucional de proteger os direitos das populações tradicionais e, assim, o procurador-chefe do órgão no Acre, Paulo Henrique Ferreira Brito, garantiu o empenho da instituição na busca para as soluções dos problemas relatados.

O procurador lembrou aos índios que o MPF tem participado ativamente das discussões e tratativas para a melhoria da área da saúde indígena, com intervenções na Casai e, inclusive, com ações ajuizadas em que busca a solução para problemas relacionados à saúde indígena.

Também na questão da demarcação de terras foi lembrado aos índios que recentemente a Terra Apolima-Arara foi reconhecida e demarcada a partir de ação movida pelo MPF e que sempre que se fizer necessário o órgão estará ao lado dos ín-dios defendendo seus direitos e buscando soluções legais e pacíficas para os problemas. Existe ainda em andamento ação ajuizada pelo MPF para a demarcação de Terra Kontanawa, bem como procedimento administrativo sobre terras do povo Jaminawa.

De posse do documento entregue pelos indígenas, que relaciona 21 áreas em que se busca o reconhecimento como terras indígenas, o MPF abrirá procedimentos para avaliar as situações caso a caso. O MPF também está tratando juntamente à Funai sobre a permanência dos indígenas que se encontram na sede daquele órgão em forma de protesto para chamar a atenção às suas reivindicações. Outras reivindicações dos povos indígenas que estão sendo acompanhadas pelo MPF dizem respeito à educação e políticas públicas. (Ascom PMF/AC)

Sair da versão mobile