Prazo para a entrega da Declaração do Imposto de Renda 2012 está chegando ao fim

Essa é a última semana para o contribuinte declarar; após o prazo, multas serão aplicadas

 O prazo de entrega da Declaração do Imposto de Renda 2012 está chegando ao fim. Quem não declarou, tem somente essa semana para preencher o formulário no site da Receita Federal. A expectativa, em todo o Brasil, é de que 25 milhões de contribuintes prestem contas este ano. Até o momento, cerca de 13 milhões de declarações foram entregues.

 Segundo Leonardo Barbosa Frota, Delegado da Receita Federal no Acre, afirmou que é importante que a entrega da declaração seja feita o mais rápido possível. “Nós aguardamos no Acre o total de 60 mil declarações. Já recebemos, até agora, o total de 37.280, que representam 60% da nossa expectativa de entrega. Emitimos um alerta aos contribuintes para que não deixem a entrega da declaração para o último dia, porque no país quase 50% dos declarantes ainda não entregaram. O sistema pode sobrecarregar ou a internet pode falhar”.

 O Delegado disse que está sendo realizado um monitoramento para evitar fraudes. “Nós temos identificado um volume muito grande de fraudes nas informações relativas à pagamentos da previdência privada e pagamentos de pensão alimentícia. Esse ano, o nosso trabalho de malha fina vai se concentrar esforços nessas duas áreas.  O sistema já está fazendo o cruzamento automático em relação à previdência privada e na pensão alimentícia será o nosso trabalho manual. É importante que os contribuintes só insiram informações se eles tiverem se eles realmente tiverem feito o pagamento nessas duas situações. Se realmente estiver investindo em previdência, o sistema irá detectar. E se há a obrigação de pagar a pensão, a comprovação documental será exigida. É necessário observar a regularidade da documentação e da informação que está sendo apresentada para a Receita Federal”, informou Leonardo.

 Caso o contribuinte não pague até o dia previsto, multas serão aplicadas. “Quem não conseguir declarar no prazo, a partir do dia 1º de maio já estará entregando a declaração em atraso, sujeito ao pagamento de uma multa. Essa multa é 1% do imposto devido na declaração vezes o número de meses em atraso. O valor mínimo da multa é de R$ 165,74”, finalizou.

 O formulário com a declaração deve ser preenchido no site. Após cinco dias, pode ser verificado se a declaração foi processada. Caso o contribuinte necessite fazer alterações, regularizações ou consultas cadastrais, deve-se utilizar o site da Receita, através do portal e-CAC. O prazo de entrega da declaração do Imposto de Renda é até 30 de abril.

Assuntos desta notícia

Join the Conversation