Ruas do Povo vai pavimentar todas as ruas do bairro Ilson Ribeiro

No dia nove de dezembro do ano passado, o coordenador do comitê gestor do programa Ruas do Povo em Rio Branco, Marcus Alexandre, reuniu toda a equipe técnica para visitar o bairro Ilson Ribeiro. Acompanhado das lideranças comunitárias, ele viu de perto a situação das ruas e levantou a necessidade de cada uma delas verificando se nenhuma rua ou travessa estava fora do programa.

Na última terça-feira, 17, ele voltou à comunidade para explicar os trabalhos que já começaram a ser realizados. O Ilson Ribeiro é um dos mais de 60 bairros que serão totalmente pavimentados pelo programa Ruas do Povo ainda este ano. O encontro aconteceu na escola infantil que leva o nome do bairro.

A empresa que irá realizar os trabalhos de pavimentação das ruas do bairro é a Etenge e ao todo serão vinte ruas contempladas (em torno de 6,4 km de vias) com rede de água, esgoto, drenagem e pavimentação. Em algumas ruas, o trabalho será apenas de drenagem e pavimentação. Em outras, como a rua G, todos os serviços estão previstos para ser realizados.

No ano passado, a prefeitura de Rio Branco, através de um trabalho executado pela Emurb, piçarrou boa parte das ruas, o que irá facilitar o trabalho de pavimentação a ser realizado. As máquinas da empresa já estão no canteiro de obras e a limpeza das ruas já começou a ser realizado. “É a primeira parte dos trabalhos”, explica Marcus Alexandre.

“Isso agora está sendo possível porque no final do ano passado andamos todas as ruas do bairro a pé, ouvindo a comunidade, vendo a realidade do bairro”, explicou Marcus Alexandre aos moradores.

O programa Ruas do Povo conta com recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e no bairro Ilson Ribeiro o volume de recursos previstos são de R$ 3 milhões para pavimentar todas as vinte ruas contempladas pelo programa.

Diálogo permanente
Marcus Alexandre destacou a necessidade de se ter um diálogo permanente com a comunidade para que as obras que serão realizadas no bairro tenham pleno êxito. Por isso, uma equipe social do comitê gestor estará em contato permanente com a comunidade para ouvir e atender as reivindicações.

O coordenador do comitê gestor destacou a necessidade de se ter um cuidado especial com as crianças, uma vez que as máquinas estarão nas ruas realizando o trabalho de pavimentação. Para ajudar nesse diálogo, um panfleto será distribuído aos moradores informando a quantidade de ruas a ser pavimentadas, o endereço do canteiro de obras, além do nome das ruas contempladas pelo programa.

A previsão do comitê gestor é entregar todas as ruas pavimentadas no bairro Ilson Ribeiro até o final do verão, quando todas as ruas deverão estar totalmente pavimentadas. Além das ruas que serão pavimentadas, em outras o trabalho será de recuperação da capa asfáltica.

“Temos todo o verão para trabalhar e no final nossa previsão é entregar todo o bairro pavimentado à comunidade”, faz questão de explicar Marcus Alexandre. (Assessoria Deracre)

Assuntos desta notícia

Join the Conversation