X

Secretaria promove ações em comemoração ao Dia Mundial da Saúde

A Secretaria Estadual de Saúde, em parceria com a Coordenação de Humanização, promoveu várias atividades em comemoração ao Dia Mundial da Saúde na Praça da Biblioteca Pública. Como a data (7 de abril) caiu no sábado da Semana Santa, as atividades foram transferidas para hoje (10).

O Dia Mundial da Saúde foi criado em 1948, pela Organização Mundial de Saúde (OMS), através da preocupação de seus integrantes em manter o bom estado de saúde das pessoas do mundo, bem como alertar sobre os principais problemas que podem atingir a população.

De acordo com Taísa Pucci, coordenadora estadual de humanização, o objetivo do evento é prevenir a população. “A ação foi realizada para chamar a atenção da população em prevenir a saúde. Nós não trabalhamos só à doença. Fazemos isso para que no futuro possamos ter uma saúde de primeiro mundo”.

Durante todo o dia, várias atividades foram realizadas com as pessoas que compareceram. “Oferecemos testes de glicemia e de HIV, verificação de pressão arterial, vacinação para adultos, orientação sobre o Câncer do Colo do Útero, Câncer de Mama e outros serviços”, detalhou Taísa.

A auxiliar escolar Maria Josilene fez o teste de glicemia e verificou a pressão. Para ela, ações como estas são importantes para quem dispõe de pouco tempo. “É importante porque a gente tem o resultado na hora. Trabalho muito e saio tarde. Não tenho tempo de ir a um centro de saúde ou a um hospital. Além disso, não precisei ficar esperando muito tempo. Aqui foi mais fácil e prático”, disse.

Categories: Geral
A Gazeta do Acre: