Angelim viaja e Ricardo Araújo assume a prefeitura

ricardo-araujoO vereador Ricardo Araújo (PT) assumiu a Prefeitura de Rio Branco ontem e deve ficar no cargo até esta sexta-feira, 20. O prefeito Raimundo Angelim viajou e quem deveria assumir o cargo era o presidente da Câmara de Vereadores, Juracy Nogueira (PP). Mas, para evitar problemas com a legislação eleitoral, ele se ausentou, pois vai disputar a reeleição neste ano.

O vice-presidente da Casa, vereador Rodrigo Pinto (PMDB), e o primeiro-secretário, Elias Campos (PRP), também tiveram que cumprir agenda fora de Rio Branco, pois não puderam assumir a presidência da Câmara e, consequentemente, a prefeitura.

Com apenas 6 vereadores, a sessão de ontem foi presidida pelo vereador Raimundo Vaz (PRP), que é o parlamentar mais velho da Casa. Os parlamentares buscam uma saída para o problema. A expectativa é que Rodrigo Pinto renuncie ao cargo de vice-presidente, forçando a realização de uma nova eleição.

Com isso, o vereador Ricardo Araújo seria eleito para o cargo. Como ele não disputa a reeleição, ele poderia assumir a prefeitura na ausência de Raimundo Angelim, evitando, assim, que membros da Mesa Diretora tenham que se ausentar da Capital, durante as viagens do prefeito.

A medida teria apoio de parlamentares da oposição e da situação. Os vereadores concordam que é preciso encontrar uma saída para evitar problemas, pois o objetivo é não acumular matérias, evitando assim, um desgaste diante da opinião pública. A intenção é garantir a realização de sessões e a votação de projetos. A ausência de até 4 membros da Mesa Diretora dificulta a apreciação e votação de matérias. Ontem mesmo, com apenas seis vereadores, houve sessão normal, mas sem a votação de matérias.

Assuntos desta notícia

Join the Conversation