Deputados aprovam dois projetos que garantem melhorias para portadores da Síndrome de Down

DetpudoUma boa notícia para os portadores da Síndrome de Down e para seus familiares. Os deputados estaduais aprovaram na sessão de ontem, dois projetos de lei de autoria do primeiro secretário da Assembleia Legislativa (Aleac), deputado estadual Ney Amorim (PT), que garantem melhorias para os portadores da Síndrome.

O primeiro projeto institui a Semana de Conscientização sobre a Síndrome de Down e o Programa Estadual de Orientação sobre a Síndrome de Down para profissionais das áreas da Educação e Saúde.

O segundo projeto aprovado pelo deputados, assegura a realização de exame de Ecocardiograma nos recém nascidos portadores da doença, gratuitamente na rede pública estadual de Saúde. Isso significa que a família não terá nenhuma despesa na realização do exame.

“São dois projetos importantes, que visam unicamente garantir melhorias para os portadores da Síndrome de Down e para suas famílias. Sei que precisamos dar atenção especial para os portadores, pois tenho um filho com a Síndrome de Down. Mas hoje conseguimos uma grande vitória”, afirmou o parlamentar.

Ney lembrou que a incidência das doenças cardíacas congênitas na população em geral é menor que 1%. Essa associação chega a 50% nas crianças com Síndrome de Down, com grande índice de mortalidade nos primeiros anos de vida.

Para o parlamentar a realização de exame, com a avaliação cardiológica precoce nas crianças com Síndrome de Down é importante para garantir um tratamento adequado, evitando assim, a morte de crianças portadoras da doença, que seriam encaminhadas para o Serviço de Estimulação e Habilitação, composto por fisioterapia e terapia ocupacional.

“Logo que a criança nascer vai realizar o exame gratuitamente, evitando despesas para as famílias e ajudando a identificar outros problemas cardíacos nas crianças portadoras da Síndrome de Down. Precisamos olhar com mais carinho para essas pessoas, que merecem nossa atenção e respeito”, destacou.

Assuntos desta notícia

Join the Conversation