Rodrigo Pinto renuncia cargo de vice presidente da Câmara de Rio Branco

Rodrigo-PintoO vereador Rodrigo Pinto (PMDB) entregou na sessão de ontem, pedido de renúncia do cargo de vice-presidente da Mesa Diretora da Câmara de Rio Branco. Uma nova eleição deve ser realizada. A expectativa é que o cargo seja ocupado pelo vereador Ricardo Araújo (PT), que não vai disputar a reeleição em outubro.

A renúncia de Rodrigo Pinto visa, entre outras coisas, evitar problemas com a Justiça Eleitoral. É que na ausência do prefeito Raimundo Angelim, o presidente da Casa, Juracy Nogueira (PP) deveria assumir a prefeitura, porém, como vai disputar a reeleição fica impedido. O mesmo acontece com os demais membros da Mesa Diretora.

Como Ricardo Araújo não é candidato à reeleição, na ausência do prefeito Raimundo Angelim e do presidente da Casa, Juracy Nogueira, ele pode assumir a Prefeitura. Isso evitará que outros membros da Mesa Diretora sejam obrigados a viajar quando o prefeito estiver fora de Rio Branco.

“Na verdade estamos querendo uma garantia para que as sessões sejam realizadas. Como a legislação proíbe que os ve-readores que vão disputar a reeleição assumam a prefeitura, na ausência do prefeito, nosso trabalho ficaria prejudicado. Com minha renúncia, o Ricardo será eleito e pode assumir a prefeitura quando o prefeito se ausentar de Rio Branco”, explicou.

Na semana passada, o prefeito Raimundo Angelim viajou e todos os membros da Mesa Diretora da Câmara tiveram que sair de Rio Branco. A sessão no Legislativo Municipal foi presidida pelo vereador Raimundo Vaz, o mais velho entre os parlamentares. Faltou quórum para a aprovação de matérias.

A decisão de Rodrigo Pinto foi elogiada por seus colegas parlamentares, que o parabenizaram pela coragem. A expectativa é que a eleição seja realizada nos próximos dias. Ricardo Araújo deve ser eleito vice-presidente da Casa, por unanimidade.

Assuntos desta notícia

Join the Conversation