Tião Viana entrega R$ 1,6 milhão em recursos para consumidores florestais

Untitled-15555Os produtores rurais de Xapuri e Brasiléia viveram, ontem, 27, um dia de honra: receberam das mãos do governador Tião Viana os Planos de Desenvolvimento Comunitário (PDCs) e todos os equipamentos e insumos que solicitaram. Longe de ser apenas um papel, o documento tem um significado bem mais amplo que as estratégias que contém: atestam que o governo reconheceu a luta dos produtores e dá a eles o direito de dizer onde e de que forma querem investir recursos públicos para desenvolver a comunidade da forma que sempre defenderam.

Os PDCs são estratégias de desenvolvimento construídas pela comunidade, sob orientação de técnicos do governo, onde elas apontam o que gostariam de desenvolver e o que é preciso para melhorar a produção. Barcos, motores, sementes, trilhadeiras, roçadeiras e outros equipamentos são comprados com recursos do Programa de Inclusão Social e Desenvolvimento Econômico e Sustentável do Acre (Proacre).

“O trabalhador do campo não é como o funcionário de um comércio. O suor tem que pingar do rosto pra ele poder ver o dinheiro da produção. E o trabalhador rural precisa de condições de trabalho. É isso que estamos fazendo ao estender a mão pras comunidades”, disse o governador Tião Viana.

“O que mais judia um produtor rural é pisar o arroz. Exige muito esforço, e a gente já vem cansado da lida. Tudo que a gente queria era uma trilhadeira, que vai fazer esse serviço por nós. São coisas que facilitam a nossa vida, poupam uma parte do trabalho e dão condições pra viver melhor”, resumiu o produtor André de Oliveira Souza, da comunidade Apudi, em Brasiléia.

Os deputados estaduais Geraldo Pereira, Moisés Diniz e Manoel Morais acompanharam a agenda do governador no Alto Acre, ao lado do deputado federal Taumaturgo Lima. “Antes o produtor rural não era ouvido. Aí veio o Lula e mudou essa história. Hoje a presidente Dilma prioriza a produção. No Acre, o governador Tião Viana acerta em cheio quando acredita no produtor”, disse Taumaturgo.

O senador Jorge Viana, esteve presente na entrega dos PDCs para as comunidades. “O que faz a diferença do Acre para os outros estados é que aqui houve uma continuidade. O governo teve sequencia e o governador que entrou não abandonou os projetos do anterior. Enxergaremos todas as mudanças pelas quais o Acre vem passando e podemos dizer que está bem diferente do que era no passado. Antigamente para andar aqui no centro da cidade, em frente à igreja, era uma grande dificuldade. Hoje tem rua pavimentada, tem ramal recebendo melhoria”, disse o senador em Xapuri. (Agência Acre)

Assuntos desta notícia

Join the Conversation