Quem vai cair?

O primeiro turno do Campeonato Acreano 2012 chega ao fim no próximo domingo. A briga pela classificação às semifinais segue acirrada, com seis equipes na disputa: Independência (isso mesmo, você não está lendo errado), Atlético Acreano, Rio Branco, Juventus, Plácido de Castro e Náuas. E os outros dois times brigam contra o temido rebaixamento.

Penúltimo colocado com apenas um ponto conquistado em seis jogos disputados, o Andirá disputou a Segundona no ano passado e a promessa era de ‘novos tempos’ (que parece que nunca vai chegar). O Morcego, assim como nos anos anteriores, segue na pindaíba, sem ajuda de empresários, sofre com a falta de investimento e, principalmente, com a ausência de sua torcida.

O time campeão da 2ª Divisão de 2011 não foi mantido, o elenco foi reformulado e de nada adiantou. Afonso Alves acumula função de técnico, preparador físico, etc. Para se ter uma ideia, o Andirá treina num campo ‘emprestado’ pelo Independência, que realiza seus treinamentos em Senador Guiomard. Resultado: 5,6% de aproveitamento no Estadual.

No outro lado da disputa acirra-díssima para saber quem será o novo integrante da Segundona está o Alto Acre, que apostou na parceria com uma empresa de São Paulo e até agora o que se viu foi muita desorganização dentro de campo e falta de planejamento fora dele. O time já trocou de técnico na competição e não surtiu efeito algum.

O Papagaio da fronteira, uma das gratas surpresas na disputa pelas primeiras posições nos últimos dois anos, sequer pontuou no Estadual 2012. Já foram cinco jogos disputados e acredite cinco derrotas: 0% de aproveitamento. Falta de apoio da torcida não é, porque na estreia do time em Epita-ciolândia, o torcedor compareceu e empurrou a equipe, que não corres-pondeu dentro de campo.

Para a sequência da competição, o Andirá não pretende fazer nenhuma contratação e aposta no time que tem. Já o Alto Acre anunciou um ‘pacotão’ de reforços na semana passada (seis no total). Chegar pra fazer volume não adianta, tem que chegar e ser titular. Nesta quinta-feira, no Estádio Florestão, as duas equipes se enfrentam em confronto direto na luta para não cair. Quem vencer vai dá um passo importante para a sequência do Estadual, e quem perder…

Andirá e Alto Acre, capital e interior, Morcego e Papagaio. Dois times, muito amadorismo, pouco profis-sionalismo, um objetivo, fugir do rebaixamento. E a pergunta que só será respondida na reta final (ou só na última rodada) do Campeonato Acreano 2012: Quem vai cair?

João Paulo Maia é estudante de Jornalismo da Ufac
Twitter: @jpmaiaa
[email protected]

Assuntos desta notícia

Join the Conversation