X

Gazetinhas 19/05/2012

* – E aí, marajá, agora tu tá ferrado, porque todo mundo vai saber quanto tu ganhas aqui na Casa.

* – Vão saber uma pinóia.

* – Vão saber, sim.

* – De que jeito?

* – Com essa nova Lei de Acesso à Informação, todas as instituições serão obrigadas a fornecer a folha de pagamento de todos os funcionários.

* – Você é um tolinho mesmo, um ingênuo. Por isso que é pobre. Primeiro, que essa lei, como tantas outras, não vai pegar. Segundo, porque salário de funcionário é coisa sagrada, ninguém pode revelar.

* – Tu é que pensa. Pela nova lei, é obrigatório sim todos os órgãos públicos, em todas as instâncias, revelar tudo. Não só a folha de pagamento, mas os orçamentos e como e onde aplicam os recursos públicos.

* – Então, vamos ver quem tem razão.

* Então tá. E a lei vai pegar sim senhor. A própria presidente Dilma já declarou que vai mandar abrir, escancarar tudo nos órgãos federais e, por tabela, os demais poderes deverão também cumprir a lei.

* Este diálogo foi ouvido ontem nas escadarias de um certo poder aqui na Capital entre um funcionário pebinha, que recebe pouco mais de R$ 1 mil, e um maganão, que ninguém sabe quanto recebe.

* Dizem que seria mais de R$ 40 mil, somando o salário, as vantagens acumuladas, as porcentagens, as jeriquitas etc. etc.

* Em tempo: o telefone toca. É o governador Tião Viana para informar que, na próxima segunda-feira, dará entrevista coletiva sobre a Lei de Acesso à Informação Pública.

* Mas já adiantou que seguirá, rigorosamente, o exemplo da presidente Dilma Rousseff:

* ordenará que todos os órgãos estaduais se preparem, se organizem para também fornecer todas as informações que a sociedade requerer.

* Evidentemente, que essa lei não foi criada apenas com objetivo de futricar as folhas de pagamento dos órgãos públicos, os salários dos servidores.

* O objetivo principal é o de criar uma cultura de transparência na administração pública em todas as instâncias e poderes.

* Por isso mesmo que já está sendo chamada de ‘Lei da Transparência’.

* Ao mesmo tempo, ao exigir transparência, está sendo chamada também de “Lei Anti-corrupção’.

* E vai pegar sim. A sociedade se encarregará de fazer as devidas cobranças.

* Já está inclusive acionando os portais da transparência.

* E aquilo que se previa aconteceu: os professores da Ufac também entrarão em greve na próxima semana por “tempo indeterminado”.

* Os servidores já estavam em greve há duas semanas por “tempo indeterminado”.

* E a qualidade do ensino também vai pras cucuias “por tempo indeterminado”.

* Nada a opor que reivindiquem melhores salários e melhores condições de trabalho.

* O que se questiona é que essas greves acontecem todos os anos, como o Carnaval, e nunca se resolve essa pendenga.

* Gripe que assola a cidade está sendo chamada de “vampiro”: ataca primeiro a garganta.

Categories: Gazetinhas
A Gazeta do Acre: