Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

STJD decide suspender início das Séries C e D

rubens approbato-AGENCIA EBCA novela continua. Na tarde de ontem (23), atendendo a uma liminar do Santo André/SP, o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) se pronunciou e decidiu suspender o começo do Campeonato Brasileiro das Séries C e D deste ano, que estava programado para acontecer neste final de semana. A decisão foi acatada pela CBF e a competição só vai ter início quando houver uma solução definitiva das ações e medidas judiciais que estão em vigor.

Na semana passada, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) acatou liminar que colocava o Brasil/RS no lugar do Santo André/SP. O clube paulista entrou com recurso no STJD pedindo a suspensão imediata das Séries C e D até que fossem definidos os participantes das duas competições. O outro caso envolve o Treze/PB e o Rio Branco. Na última sexta, a Justiça da Paraíba determinou a inclusão do Treze e a eliminação do Estrelão.

Segundo o presidente do STJD, Rubens Approbato, a Fifa será comunicada dos casos e os clubes que entraram na Justiça Comum podem ser punidos. “É óbvio que a soberania de cada País pode editar normas a respeito de matéria desportiva. Mas, sendo essas normas contrárias às da Fifa, a entidade internacional pode, sem ferir a soberania do País, desfiliar o atleta, o clube ou a entidade a ela filiados”.

Ainda nesta quarta-feira, o setor jurídico do Rio Branco estava trabalhando para cassar a liminar do Treze/PB para a Série C iniciar normalmente. Os advogados do Estrelão entraram nas Justiças do Acre, da Paraíba e do Rio de Janeiro.

Hoje, o caso pode ter novos capítulos. Além do Rio Branco, que briga para cassar a liminar, a CBF também tem pressa e já entrou com recurso no Supremo Tribunal Federal (STF).

Sair da versão mobile