Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Banco de alimentos marca 2 anos da Ceasa Rio Branco

O prefeito de Rio Branco, Raimundo Angelim, inaugura hoje o Banco de Alimentos da Ceasa. A unidade vai reunir os produtos que são dispensados pelos feirantes, mas que ainda estão adequados ao consumo humano. Os alimentos serão doados para famílias de baixa renda.

A Ceasa faz parte de uma ação da Prefeitura de Rio Branco. O projeto Cea-sa tem como objetivo a organização e consolidação dos arranjos produtivos vinculados aos pequenos agricultores da zona rural da Capital.

Atualmente, mil produtores comercializam no Ceasa com regularidade. Desses, 300 estão cadastrados. A meta da direção da Central de Abastecimentos é formalizar o cadastro de mil produtores até o fim deste ano.

Em dois anos de trabalho, foram comercializadas 29 mil toneladas de hortifrutigranjeiros, incluindo produtores de 18 municípios. “A Ceasa já tem impacto na produção não apenas do município”, relata Paulo Sérgio Braña Muniz. “A Central já é importante para o Estado”.

Os R$ 66,22 milhões comercializados no período são indicativos de que a cadeia produtiva do setor hortifrutigranjeiro tem sustentabilidade, mas amparada nesse entreposto comercial. “Os objetivos estão sendo alcançados”, avalia Braña.

Até o fim deste ano, o prefeito Raimundo Angelim pretende concluir um galpão dedicado exclusivamente ao agricultor familiar e à comercialização do pescado. Uma ampliação para o setor atacadista também já foi diagnosticada como necessária e será realizada por meio de parceria do setor público com a iniciativa privada.

Para essas obras já estão sendo feitos estudos tendo como referência o Plano Diretor da Ceasa Rio Branco.

Sair da versão mobile