Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Campanha de vacinação é prorrogada até o dia 1º de junho

 A Campanha de Vacinação 2012 iniciou no dia 5 de maio e iria terminar hoje (25), mas foi prorrogada. Agora, o público alvo tem até o dia 01 de junho para se vacinar. A meta é vacinar cerca de 80% deste referido público, que são as gestantes, idosos, crianças de 6 meses a 2 anos, indígenas e trabalhadores da saúde.

 Segundo Jorge Cunha, coordenador estadual do Programa Nacional de Imunização (PNI), a campanha teve que ser prorrogado por conta da baixa procura. “Em todo o Brasil a quantidade de vacinação foi muito baixa. Apesar de o Acre sair positivamente bem, sendo o 2º Estado que mais vacinou, a campanha irá continuar aqui”.

 Mais de 15 mil pessoas ainda precisam se vacinar. “Até hoje, 66,87% da população tomou a vacina, isso equivale a 73.453 pessoas. A nossa meta é vacinar 80%, equivalente a aproximadamente 90 mil pessoas. É importante tomar a vacina, falta apenas uma semana para o fim da campanha”, explicou o coordenador.

 Jorge informou que idosos e crianças não estão procurando os postos. “Reforçamos que as crianças e idosos procurem as unidades de saúde. Este público não está comparecendo. Não há nenhuma contra indicação, todos podem tomar a vacina, mesmo se a pessoa estiver resfriada. Quem perder essa oportunidade, só poderá receber a vacina no ano que vem”, finalizou.

 Além de imunizar a população contra a gripe A H1N1, tipo que se disseminou pelo mundo na pandemia de 2009, a campanha também vacinará a parcela da população participante contra outros dois tipos do vírus influenza: A (H3N2) e B.

Sair da versão mobile