13 de outubro de 2025
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • POLICIA
  • Geral
  • POLÍTICA
  • Colunas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

13 de outubro de 2025
Sem resultados
View All Result
Jornal A Gazeta do Acre
Sem resultados
View All Result

Cooperativas de Capixaba podem passar a vender produtos em supermercados locais

A Gazeta do Acre por A Gazeta do Acre
23/05/2012 - 18:24
Manda no zap!CompartilharTuitar

Representantes da Secretaria de Estado de Políticas para as Mulheres (SEPMulheres) estiveram nesta terça-feira, 22, em Capixaba, visitando a fábrica de doces do município, a Coopervida, e a Cooperativa de Produtoras e Produtores Agrícolas Doce Mel.

Eles se reuniram com as cooperadas e os cooperados para avaliar as dificuldades estruturais do galpão de armazenamento dos mantimentos e encontrar soluções para que os produtos fabricados por eles passem a ser comercializados nos supermercados locais.

A Cooperativa Doce Mel existe desde 2006. Formado inicialmente apenas por mulheres, o empreendimento envolve atualmente cerca de vinte famílias, que trabalham com a matéria-prima da cana-de-açúcar e derivados. Durante o encontro foi feito o levantamento das demandas de oficinas de capacitação necessárias para a organização produtiva do grupo, debatida a importância do cultivo de produtos orgânicos e sugerida a possibilidade de a Doce Mel fornecer as frutas para a Fábrica de Doces de Capixaba – Coopervida.

“Viemos aqui ouvir as mulheres e a comunidade sobre o processo de desenvolvimento produtivo. As cooperativas precisam unir forças para adentrar fluentemente as redes de distribuição local, além de oferecer mercadorias de extrema qualidade. Afinal, o cultivo de produtos orgânicos proporciona uma alimentação mais saudável ao consumidor e agrega valor econômico no mercado”, afirmou a coordenadora de Inclusão Socioprodutiva da SEPMulheres, Maria das Dores.

RECEBA NOTÍCIAS NO CELULAR

Para Edna Maria da Silva, cooperada da Doce Mel há cinco anos, a prática da produção orgânica beneficiará inclusive os moradores do ramal do Boca, que não sofreram com ações produzidas pelos venenos e agrotóxicos. “Já faz tempo que estamos batalhando pelo desenvolvimento da Doce Mel, buscando sempre conhecimento. Nós buscamos trabalhar com matérias-primas orgânicas para oferecermos ao mercado produtos de qualidades”, disse a produtora agrícola.

Foi discutida junto às doceiras da Fábrica Coopervida uma data para uma próxima reunião com todas as entidades envolvidas no processo de adequação dos produtos às normas técnicas exigidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e a Doce Mel, para que os produtos das duas cooperativas possam receber o selo de qualidade, podendo ser comercializados nos supermercados acreanos.

Segundo a secretária da SEPMulheres, Concita Maia, esse monitoramento dos grupos de mulheres é importante para fazer o fortalecimento delas no que diz respeito à formação, produção e capacitação. “Queremos prestar o nosso apoio, fazendo a transversalidade entre as cooperativas, associações e os órgãos fiscalizadores, para que assim elas possam vender produtos de qualidade, certificados pela Anvisa, proporcionando, assim, o desenvolvimento da economia local e a autonomia econômica dessas mulheres”, enfatizou Concita Maia. (Agência Acre)

Siga 'A Gazeta do Acre' nas redes sociais

  • Canal do Whatsapp
  • X (ex-Twitter)
  • Instagram
  • Facebook
  • TikTok



Anterior

Profissionais das autopeças lotam auditório da Fecomércio

Próxima Notícia

TCU aprova contas do governo de 2011 com 25 ressalvas

Mais Notícias

É hoje: Festcine Originários encerra edição 2025 na Filmoteca Pública
Geral

É hoje: Festcine Originários encerra edição 2025 na Filmoteca Pública

13/10/2025
Foto: Cedida
2º destaque

Energia elétrica impulsiona inflação em Rio Branco, que sobe 0,46% em setembro

13/10/2025
Foto: Marcos Araújo/Secom
3º destaque

Elevado da AABB atinge 65% de conclusão e deve ser entregue em dezembro, no aniversário de Rio Branco

13/10/2025
Carreta permanecerá com atendimentos pelos próximos 20 dias na capital - Foto: Arquivo/Secom
5º destaque

Carreta do programa ‘Agora Tem Especialista’ inicia atendimentos voltados à saúde da mulher em Rio Branco

13/10/2025
Foto: Arquivo/Defesa Civil
4º destaque

Temporal com ventos de até 70 km/h causa quedas de árvores e poste em Rio Branco; Defesa Civil registra 9 ocorrências

13/10/2025
Foto: Iryá Rodrigues
1º destaque

Calor de até 35°C e pancadas de chuva devem marcar esta segunda-feira no Acre

13/10/2025
Mais notícias
Próxima Notícia

TCU aprova contas do governo de 2011 com 25 ressalvas

Mantega: governo estuda com cautela solução para dívidas estaduais

Jornal A Gazeta do Acre

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre

  • Expediente
  • Fale Conosco

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Polícia
  • Geral
  • Política
  • Colunistas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
  • Receba Notícias no celular
  • Expediente
  • Fale Conosco

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre