Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Deracre anuncia melhorias para os ramais do pólo Wilson Pinheiro

O diretor-geral do Deracre, Marcus Alexandre, se reuniu na tarde da última segunda-feira, 14, com os moradores e produtores do pólo Wilson Pinheiro onde anunciou melhorias nos ramais. Parte do ramal (12 km) já foi pavimentado pelo Deracre, garantindo o acesso de inverno a verão.
Pinheiro 1
Na reunião, Marcus Alexandre garantiu que a ligação do ramal até o Calafate (14 km) serão piçarrados, o que irá permitir o escoamento da produção. Além disso, será feita a recuperação de pontes e bueiros. Uma equipe do Deracre ficará no local para realizar o levantamento das necessidades do Wilson Pinheiro.

Ele lembrou que em 1999, quando a frente popular assumiu o governo do Estado, havia em torno de 50 km de ramais pavimentados. Hoje, depois de um intenso trabalho realizado pelo Deracre nos últimos cinco anos, principalmente com a determinação do ex-governador Binho Marques em priorizar a melhoria dos ramais, hoje já são mais de 300 km deles pavimentados.

“A prioridade, até agora, tem sido para a pavimentação dos ramais dos pólos”. Marcus Alexandre tem razão. Em Brasiléia, Assis Brasil, Epitaciolândia, Xapuri e Cruzeiro do Sul, muitos ramais já tiveram a intervenção do Deracre. “Estamos trabalhando para corrigir os erros do passado”, afirmou.

Este ano, o governo do Estado ainda trabalha na pavimentação de rodovias. Há 40 km na BR 364 a serem concluídos entre Manoel Urbano e Feijó, a pavimentação da AC 445 (que liga o município do Bujari até a Vila do V, em Porto Acre), além dos últimos 20 km da AC 090 (Transacreana).

Mas para 2013, Marcus Alexandre garantiu que todos os esforços do governo estarão voltados para os ramais. “Não terão mais estradas para serem pavimentadas, apenas recuperadas. Por isso, será o nosso grande desafio será exatamente os ramais”, disse.

O programa de recuperação de ramais foi lançado pelo governo do Estado no início do mês e está prevista a melhoria de 5 mil km de ramais em 21 municípios acreanos, ação que mobilizará 480 equipamentos e investimentos na ordem de R$ 31 milhões. (Assessoria Deracre)

Sair da versão mobile