Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Ex delegado da PF no Acre vai assumir subsecretaria para grandes eventos no RJ

O ex delegado da Polícia Federal no Acre (PF/AC), Roberto Alzir Dias Chaves, vai assumir  a recém criada Subsecretaria Extraordinária de Grandes Eventos no Rio de Janeiro.
Secretário Rio 2
Ele foi escolhido pelo seu trabalho à frente da Superintendência de Planejamento Operacional da Subsecretaria de Planejamento e Integração Operacional do RJ. Alzir atuou 3 anos na PF do Acre e depois se destacou na Coordenação Geral de Defesa Institucional da PF, na qual coordenou as estratégias de segurança da 75 Assembleia Geral da OIPC/Interpol (2006), da visita do Papa Bento XVI a São Paulo (2007) e dos dignatários dos Jogos Pan Americanos de 2007.

O novo órgão será subordinado à Secretaria Estadual de Segurança daquele Estado (Seseg) e terá em seu campo de atuação a garantia da segurança de eventos de grande porte internacional no RJ. Sendo assim, a subsecretaria vai coordenar todas as ações de planejamento, prevenção de atentados e preparação de segurança no âmbito exclusivo das polícias Civil e Militar e outros agentes da segurança público do Rio, para grandes eventos.  Além disso, a pasta também vai organizar a capacitação e treinamento de pessoal, preparando-os para reciclagens e uso de novas tecnologias de ponta.

A primeira grande missão da subsecretaria especial será já neste mês de junho, durante a realização da Rio + 20, na ‘Cidade Maravilhosa’. Vale destacar que a conferencia da ONU é um evento que reunirá mais de 100 chefes de Estado do mundo inteiro. Por isso, é de extrema importância para o Rio de Janeiro ter um esquema de segurança atento a qualquer tipo de falha ou inconveniência.

Os próximos desafios do novo órgão será organizar os esquemas de segurança antes, durante e depois da Copa das Confederações e da Jornada Mundial da Juventude, em 2013, da Copa do Mundo de 2014 e das Olimpíadas de 2016. 

Sair da versão mobile